Loucura no Brasileirão: seis equipas lutam pelo título, veja o que falta aos candidatos
Palmeiras e Flamengo somam os mesmos 63 pontos no topo do Brasileirão (foto Imago)

Loucura no Brasileirão: seis equipas lutam pelo título, veja o que falta aos candidatos

INTERNACIONAL27.11.202315:05

Luta insana pelo título de campeão 2023 a apenas três jornadas do fim; Palmeiras e Flamengo partilham liderança, com Botafogo a um ponto, Atlético Mineiro a três e Grêmio e Bragantino a quatro

A luta pela conquista do Brasileirão 2023 continua insana com seis clubes em posição de chegar ao título quando faltam três jornadas para o final. O líder é o Palmeiras, atual campeão, com o mesmo número de pontos que o Flamengo, mas melhor diferença de golos (26 contra 17) em relação ao rival. Botafogo, a um ponto, Atlético Mineiro, a três, e Grêmio e Red Bull Bragantino, a quatro, são os demais concorrentes.   

Confira o que falta a cada um:

PALMEIRAS: 63 pontos

América Mineiro (casa)

Fluminense (casa)

Cruzeiro (fora)

FLAMENGO: 63 pontos

Atlético Mineiro (casa)

Cuiabá (casa)

São Paulo (fora)

BOTAFOGO: 62 pontos

Coritiba (fora)

Cruzeiro (casa)

Internacional (fora)

ATLÉTICO MINEIRO: 60 pontos

Flamengo (fora)

São Paulo (casa)

Bahia (fora)

GRÊMIO: 59 pontos

Goiás (casa)

Vasco da Gama (casa)

Fluminense (fora)

BRAGANTINO: 59 pontos

Fortaleza (casa)

Coritiba (casa)

Vasco da Gama (fora)

Só o Palmeiras depende dele próprio para se sagrar campeão do Brasil, algo que o treinador português Abel Ferreira sublinhou após ser alcançado pelo Flamengo. «É evidente a atitude campeã que os nossos jogadores têm, o meu maior orgulho nesta equipa é a atitude, a forma como fazemos das tripas coração para depender só de nós», disse Abel, após o empate (2-2) do Verdão na casa do Fortaleza, a jogar com menos um, por expulsão de Gustavo Gómez, e depois de ser ver por duas vezes em desvantagem – os golos do líder foram marcados pelos médios Raphael Veiga e Zé Rafael. 

Abel acredita que repetirá o título de campeão (foto Imago)

«Temos três finais, preciso da ajuda dos nossos torcedores agora, com jogos na nossa casa, está tudo em aberto, e vamos ter Brasileirão até o fim», sublinhou o português. “Independentemente do que acontecer no fim, esta equipa tem atitude de campeã, não nos vamos esquecer que, há dois meses, o treinador era fraco e os jogadores estavam velhos», lembrou. 

Abel sublinha ainda que tem «um respeito muito grande pelo torcedor palmeirense, mesmo pelos mais ‘cornetas’ [críticos]». 

«Nunca imaginei na minha vida, quando atravessei o Atlântico, que criaria uma relação tão forte com os jogadores, com o emblema e com a torcida, tenho uma gratidão muito grande pelos nossos adeptos, que são muito importantes nas nossas conquistas, faremos o máximo que conseguirmos para vos dar alegrias», prometeu o técnico de 44 anos e natural de Penafiel.

Flamengo colou-se ao Palmeiras no topo. Que duelo! (foto Imago)

À mesma hora, Tite, treinador que levou o Fla do sétimo lugar à liderança partilhada em 11 jornadas, disse que, para ele, a classificação não é importante. «Eu não sei da pontuação. Eu não sei. Eu não quero ficar a pensar nos outros porque assim perco foco no meu trabalho», afirmou, após vitória por 3-0 na casa do último, o América Mineiro, concluindo: «Claro que eu vou torcer contra os que estão na frente mas eu tenho de me isolar e focar-me no nosso dia a dia e no nosso trabalho.»

Pedro Caixinha, por seu lado, mesmo vendo o Bragantino derrotado na casa do Internacional com golo de penálti, continua a acreditar. «Os erros fazem parte do processo e precisamos de seguir em frente, não vamos apontar o dedo a ninguém, no jogo houve um antes e um depois do penálti, mas a equipa entrou determinada e lutou até ao fim», expressou o treinador português, acrescentando: «Podemos ficar um pouco tristes, abalados, mas a forma como a equipa batalhou foi muito interessante.»

Pedro Caixinha, treinador do Bragantino, ainda sonha (foto Imago)

Sobre a corrida à conquista do Brasileirão, com o Bragantino em sexto, Caixinha sublinha que a «matemática ainda permite» sonhar. Agora está bem mais difícil mas vamos ter um caminho a percorrer até ao final e vamos querer percorrê-lo da melhor maneira, com a ambição e a determinação que demonstramos sempre, desde que iniciámos este projeto», concluiu o português.

Esta quarta-feira, às 22h30, de Lisboa, o Flamengo recebe o Atlético Mineiro, em jogo entre candidatos, e duas horas depois – em Portugal Continental já na quinta-feira, às 00h30 – o Palmeiras recebe o lanterna vermelha América e o Botafogo vai à casa do também já despromovido Coritiba. Ainda na quinta-feira, às 22h00, há Grêmio-Goiás e, às 23h30, o Red Bull Bragantino defronta, em Bragança Paulista, o Fortaleza. Ao rubro!