Lobos do Mar querem uivar bem alto

Varzim Lobos do Mar querem uivar bem alto

NACIONAL06.08.202314:41

Vem aí... um novo Varzim! Depois de uma época menos conseguida no que diz respeito aos objetivos desportivos - ao contrário da reformulação que tem vindo a ser feita e que coloca o clube preparado para realidades superiores - , os Lobos do Mar querem uivar bem alto em 2023/2024 e, apesar de não haver qualquer anúncio público relativamente a uma candidatura à subida de divisão, a verdade é que os adeptos varzinistas sonham com o regresso às competições profissionais.

E para que nada falhe na nova temporada, a estrutura poveira, liderada por Edgar Pinho (presidente) e André Geraldes (diretor geral), fez questão de continuar a profissionalizar todas as áreas do clube, com especial incidência, claro está, no plantel principal.

Colocando em prática uma gestão desportiva digna de clube grande, a reestruturação englobou infraestruturas e recursos humanos, sem esquecer a vertente comercial, que contou com a entrada de novos parceiros. O Estádio Municipal da Póvoa de Varzim tem, nos dias de hoje, condições de excelência, pelo que não foi de estranhar que o recinto fosse um dos escolhidos pela Federação Portuguesa de Futebol para a realização de um dos jogos da Liga das Nações feminina. No dia 31 de outubro, Portugal defronta a Áustria no reduto poveiro.

No que diz respeito à construção do plantel, destaque para o facto de Edgar Pinho, totalmente identificado com as ideias implementadas por André Geraldes, estar bastante alinhado com o trabalho que está a ser feito. Neste caso concreto, no que concerne à gestão desportiva, o presidente confia plenamente na experiência e no conhecimento do diretor geral, sendo que a relação que Geraldes tem com Paneira foi decisiva para a escolha de alvos tidos como necessários para o aumento de qualidade no grupo de trabalho. 

Conscientes de que os erros do passado não podem voltar a repetir-se, os dirigentes varzinistas atacaram o mercado de transferências de forma cirúrgica, contratando jogadores com provas dadas no futebol português, colocando ao dispor de Vítor Paneira um grupo homogéneo e que promete voltar a dar alegrias aos aficionados adeptos poveiros.

E para que o trabalho feito nos gabinetes dê frutos é preciso... ganhar dentro de campo. É, pois, com esse objetivo que Vítor Paneira encara o início da nova temporada.

Depois de ter regressado ao Varzim com a época anterior já na reta final, o antigo internacional português, figura muito querida entre os adeptos poveiros, está preparado para levar o barco a bom porto. E Paneira sente a equipa preparada para conquistar os três pontos que estarão em disputa na primeira jornada da Série A da Liga 3, diante do SC Braga B, partida que está agendada para as 20.15 horas desta segunda-feira.

«Começar bem é ganhar. E ganhar é sempre importante, em todos os momentos, e é isso que nós queremos. O SC Braga B é uma grande equipa e é um dos candidatos aos 4 lugares disponíveis para a luta pela subida. Trata-se de um adversário que manteve grande parte do plantel da época passada, com jovens de muita qualidade, mas nós, com todo o respeito pelo SC Braga B, queremos conquistar os três pontos. Temos ideia daquilo que é o SC Braga B e nós, dentro daquilo que são os nossos princípios de jogo, vamos jogar com alma, com paixão, no fundo, jogar à Varzim. Quando se joga com esse espírito varzinista temos toda a probabilidade de sermos uma equipa muito forte».

Depois de ter cumprido a missão em 2022/2023, Vítor Paneira olha agora para a nova época com legítimas ambições de dar alegrias aos sócios e simpatizantes do Varzim. Até porque, defende, a dimensão do histórico emblema varzinista assim o obriga. E a juntar a isso, acrescenta, conta com um plantel que lhe dá todas as garantias. Fruto, lá está, do trabalho feito em conjunto com a estrutura do clube. «Na época passada, quando cheguei, estava muito limitado para formar a equipa, mas hoje tenho soluções e jogadores que corresponderam de uma forma excelente na pré-época. O Varzim é um clube grande, que tem um público exigente e que apoia sempre a equipa, pelo que é fácil agradar aos adeptos, jogando à Varzim. Sabemos que os varzinistas estão sempre connosco e amanhã vão ser o 12.º jogador. Eles acreditam na equipa. Toda a estrutura do clube fez um excelente trabalho nesta pré-época, de forma profissional, e os nossos adeptos têm de perceber que estamos a querer o melhor para o Varzim. Eles vão sentir-se orgulhosos desta equipa no final da época», concluiu o técnico, na projeção da receção aos guerreiros do Minho.