Ligue 1: provas de fogo na linha da frente
O onze do PSG contra o Montpellier (IMAGO / Le Pictorium)

ANTEVISÃO Ligue 1: provas de fogo na linha da frente

INTERNACIONAL01.08.202407:30

Os quatro primeiros classificados do campeonato, todos com 6 pontos, têm encontro marcado uns contra os outros na terceira jornada da Ligue 1

A Liga francesa ainda mal começou e esta jornada já será de emoções fortes! Isto porque, na ronda 3 do campeonato, as quatro equipas que compõem a linha da frente à entrada para a jornada, todas com 6 pontos, têm encontro marcado umas contra as outras!

O encontro cabeça de cartaz, naturalmente, será o Lille-PSG, uma vez que coloca frente a frente primeiro e segundo classificados. Estas equipas podem até nem ter a rivalidade mais histórica da Liga Francesa, mas é certo que os encontros entre ambos têm vindo a assumir uma maior importância com o passar dos anos.

O histórico de encontros entre ambos dá vantagem ao PSG. Em 101 jogos, os parisienses venceram 43, o Lille venceu 32 e foram registados 26 empates. Em agosto de 2021 registou-se a última vitória dos lilloins contra o PSG, por 1-0, a contar para a Supertaça de França. Depois desse jogo, o melhor resultado que o Lille conseguiu obter contra os parisienses foi um empate caseiro (1-1), na temporada passada.

As duas equipas ainda não conheceram o sabor da derrota na presente edição da Liga e, por esse motivo, Luis Enrique, treinador do PSG, considera que este será «um dos melhores jogos do campeonato»: «As duas equipas estão a fazer muitas coisas bem, continuam o que fizeram na época passada, gosto da sua proposta, das suas duas fases, e ainda por cima jogamos na casa deles, é um dos jogos fora de casa mais difíceis que poderíamos jogar».

O técnico espanhol ainda fez questão de encerrar os rumores sobre uma possível saída de Danilo Pereira. O internacional português foi dado como uma das vendas que o PSG queria realizar antes do fim do mercado, mas como tal não aconteceu, Luis Enrique afirma que «conta com o jogador».

«Estou a contar com todos os jogadores do PSG que têm contrato. Em termos desportivos, tenho as minhas preferências. O Skriniar e o Danilo são jogadores que nos ajudaram muito na época passada. O mercado acabou, conto com todos os jogadores, eles estão no plantel», afirmou o treinador do PSG.

Onze provável do PSG: Donnarumma, Hakimi, Marquinhos, Pacho, Nuno Mendes, João Neves, Zaire-Emery, Vitinha, Barcola, Dembélé, Asensio

Onze provável do Lille: Chevalier, Meunier, Diakité, Alexsandro Ribeiro, Tiago Santos, Haraldsson, Benjamin André, Gudmundsson, Cabella, Jonathan David, Zhegrova

No mesmo dia, mas umas horas mais cedo, o Mónaco e o Lens têm encontro marcado no Principado. Por falar em não conhecer o sabor da derrota, estas duas equipas também percebem bem disso. Já duas jornadas se passaram e, com mais ou menos dificuldades, o facto é que Mónaco e Lens ainda só sabem vencer na presente edição da Ligue 1.

O histórico de encontros até pode dar vantagem ao conjunto do principado (121 jogos, 56 vitórias, 32 derrotas e 33 empate), mas não falta equilibrio para este encontro. Afinal, à entrada da jornada 3, Mónaco e Lens não só ainda não sofreram qualquer golo na Ligue 1, como também têm exatamente o mesmo número de golos marcados (3).

Onze provável do Mónaco: Kohn, Jakobs, Singo, Kehrer, Vanderson, Minamino, Zakaria, Akliouche, Ben Seghir, Balogun, Embolo

Onze provável do Lens: Samba, Gradit, Khusanov, Medina, Chávez, Diouf, Thomasson, Frankowski, Fulgini, Sotoca, Said

Não tão sonantes, mas nem por isso menos importantes, são os restantes jogos deste domingo da Ligue 1. Ainda sem a mais recente contratação, Jota, na lista de convocados, o Rennes desloca-se ao terreno do Reims para tentar voltar às vitórias. Já o Reims, por outro lado, ainda está à procura da primeira vitória desde que começou o campeonato.

Quando o assunto é não vencer, Angers e Nice percebem bem disso. O recém-promovido Angers parece ainda não estar pronto para o principal escalão do futebol francês e, como tal, ainda não tem qualquer ponto à entrada da terceira jornada.

Desde o regresso à Ligue 1 na temporada 2001/02, o Nice não sabe o que é descer de divisão, mas nem mesmo a experiência na elite do futebol impediu o clube de ter uma entrada em falso. O Nice ainda não conseguiu vencer na presente emporada, apesar de já ter um ponto depois do empate caseiro contra o Toulouse, na jornada passada.

O Le Havre recebe o recém-promovido Auxerre. Ambas as equipas contam com uma vitória e uma derrota, ainda que estas tenham sido em momentos diferentes. No caso do Le Havre, este entrou logo a perder na primeira jornada contra o PSG. Já o Auxerre, apesar do bom arranque, acabou por sair derrotado da jornada anterior na visita ao Nantes.