Ligas Europeias preparam revolução no mercado de transferências
Gianni Infantino, presidente da FIFA (IMAGO)

Ligas Europeias preparam revolução no mercado de transferências

Bundesliga pensa em fechar o mercado de transferências antes da primeira jornada, uma ideia que agrada à Premier League e à Serie A, mas não à LaLiga

Por causa do novo formato do Mundial de Clubes, a FIFA anunciou a abertura de uma nova janela de transferências no início de junho, entre dia 1 e dia 10, pouco antes do começo da competição, a dia 15.

Também por isso, a Bundesliga está a pensar em seguir o exemplo da Premier League, em 2018, e fechar mais cedo o mercado de verão, portanto, antes do arranque oficial da temporada ou, pelo menos, da primeira jornada da liga alemã.

Ansgar Schewenken, diretor de operações de jogos e adeptos da DFL, revelou que estão a discutir a situação com os clubes alemães e também a ver a opinião das restantes principais ligas europeias, que se podem querer juntar a esta decisão: «Estamos a dialogar com os nossos clubes sobre se queremos terminar o período de transferências no próximo verão antes da primeira jornada da Bundesliga. Estamos a manter conversações com as principais ligas europeias para encontrar uma solução conjunta.»

Segundo esse inquérito, a Premier League gostava de voltar a encerrar o mercado de transferências mais cedo, mas não quer fazê-lo sozinho, tal como aconteceu há seis anos e meio atrás, em que os clubes ingleses acabaram por sair prejudicados. De acordo com a Kicker, há sinais positivos da Serie A, negativos da La Liga, enquanto a Ligue 1 ainda está a formar uma opinião.

No entanto, todas as ligas têm datas de começo diferentes, sendo que a alemã e a italiana são as mais tardias, já perto do final de agosto, pelo que o acordo seria fechar esse mercado a 15 de agosto. Este novo regulamento, caso seja implementado, não deverá servir para a segunda divisão, que continuará com o sistema antigo.