Liga Europa: quatro equipas garantem o apuramento para a próxima fase
Ainda há poucos lugares finais definidos, mas já há muitas equipas apuradas e outras eliminadas na fase de grupos; jogadores portugueses não tiveram sorte
Friburgo, West Ham, Brighton e Rennes estão apurados para a próxima fase da Liga Europa, após vencerem os respetivos jogos na 5.ª jornada da fase de grupos.
No Grupo A, o Friburgo já sabe que ficará num dos dois primeiros lugares depois de vencer o Olympiakos, de Daniel Podence, por 5-0. Michael Gregoritsch fez um hat-trick em 36 minutos, tendo Ritsu Doan e Kiliann Sildillia também marcado.
Igualmente importante foi a vitória do West Ham (0-1) em casa do Backa Topola – Soucek marcou aos 89 minutos. Os ingleses ficam assim no 1.º lugar do grupo, com os mesmos pontos que os alemães, mas com vantagem no confronto direto. Na última jornada, o Friburgo viaja ao terreno dos hammers.
Por seu lado, o Brighton teve de suar muito para vencer no terreno do AEK (0-1, com um golo de penálti de João Pedro, o seu quinto na Liga Europa), mas também garantiu o seu apuramento para a próxima fase, dependendo do resultado do Marselha para saber se fica já com o 1.º lugar do Grupo B.
Com esta derrota, o AEK é eliminado da Liga Europa.
No grupo do Sporting, o Raków ganhou (0-1) no terreno do Sturm Graz e ficou com os mesmos 4 pontos que os austríacos. Deste modo, como o Sporting empatou na casa da Atalanta, os leões ficarão no 2.º lugar do Grupo D e o Raków e o Sturm Graz estão empatados no 3.º lugar com 4 pontos.
No Grupo F, o Rennes garantiu o apuramento para a próxima fase ao vencer por 0-3 o Maccabi Haifa, num jogo de sentido único e sempre controlado pelos franceses. Martin Terrier, Amine Gouiri e Fabian Rieder fizeram os golos da partida.
Já no Grupo C, o Betis de Rui Silva (que foi titular na baliza) complicou as suas contas ao perder no terreno do Sparta de Praga (1-0) – deste modo, não garantiu o seu apuramento e o campeão checo ainda continua a sonhar com o mesmo, estando a dois pontos dos espanhóis.
Recorde as incidências das partidas das 17.45 horas:
Raków marca perto do final
81' - John Yeboah dá a vantagem ao campeão polaco.
65' - O Raków entra melhor na 2.ª parte e, pela primeira vez, controla o jogo.
Começa a 2.ª parte!
Intervalo: Sturm Graz 0-0 Raków
Jogo equilibrado, com um total de 15 remates, mas com os jogadores a terem pouco acerto com a baliza.
22' - Início de jogo equilibrado, com o Raków a controlar mais a bola e o Sturm Graz a rematar mais (já o fez por 6 vezes, o dobro das do adversário).
Começa a partida!
- O Sporting estará atento a este jogo uma vez que, caso ganhe mais pontos do que o Sturm Graz, já garantirá, pelo menos, o 2.º lugar do grupo.
Já há onzes inicias!
West Ham marca ao cair do pano!
89' - Tomás Soucek pode ter dado a vitória aos hammers, num jogo que está a ser bastante equilibrado.
62' - O West Ham é incapaz de incomodar o Backa Topola e permite que a equipa sérvia ameace a sua baliza.
Começa a 2.ª parte!
Intervalo: Backa Topola 0-0 West Ham
O Backa Topola está bem na partida, apesar de só ter 35% de posse de bola, já fez o dobro dos remates (oito) do que o West Ham (quatro).
19' - Os hammers controlam a posse de bola, mas o Topola já fez 4 remates, colocando a defesa inglesa em sentido.
Começa a partida!
- O West Ham pode garantir um dos primeiros dois lugares do grupo com uma vitória em casa do Backa Topola (que só tem 1 ponto em 4 jogos), ou se o Olympiakos não ganhar ao Friburgo.
Já há onzes incicias!
Backa Topola: Veljko Ilic; Nemanja Petrovic, Nemanja Stojic, Calusic, Goran Antonic; Aleksandar Cirkovic, Kuveljic, Milan Radin, Milos Cvetkovic; Dakovac, Milovanoci.
Friburgo chega à mão cheia de golos
77' - Depois de fazer uma assistência, Ritsu Doan coloca o seu nome na lista de marcadores.
Começa a 2.ª parte!
Intervalo: Friburgo 4-0 Olympiakos
O resultado espelha na perfeição aquilo que está a ser o jogo - domínio absoluto do Friburgo, que chegou com demasiada facilidade a uma vantagem de 4 golos.
Friburgo já vai em quatro
42' - Já se tornou num pesadelo este jogo para o Olympiakos. Desta vez, foi Kiliann Sildillia a fazer o gosto ao pé.
Hat-trick de Gregoritsch!
36' - Está endiabrado o avançado do Friburgo! Ainda não marcara nos 14 jogos que fizera esta época, mas frente ao Olympiakos está a ter uma exibição memorável.
11' - É um início de jogo penoso para a equipa de Podence, que está cada vez mais perto da eliminação da Liga Europa.
E vão dois do Friburgo!
9' - Michael Gregoritsch chega ao bis em menos de 10 minutos, respondendo da melhor maneira a um canto batido por Ritsu Doan.
Friburgo já está na frente!
3' - Michael Gregoritsch dá a vantagem aos alemães, após uma entrada forte da equipa.
Começa a partida!
- Este é um jogo de vida ou de morte para o Olympiakos, já que só uma vitória permitirá ao clube ainda sonhar com os dois primeiros lugares.
Podence é titular no Olympiakos!
Daniel Podence é titular no conjunto grego. O jogador formado no Sporting já marcou 6 golos em 12 jogos nesta época.
Sotiris Alexandropoulos também é titular no Olympiakos, ele que se encontra emprestado pelo Sporting.
65' - Gacinovic vê o segundo amarelo e é expulso, deixando o AEK reduzido a 10 jogadores.
Brighton faz o primeiro!
55' - Contra a corrente do jogo, o Brighton inaugura o marcador com um penálti de João Pedro, que faz o seu quinto golo em cinco jogos na Liga Europa.
52' - O AEK continua por cima no jogo, com Gacinovic a rematar com perigo, mas Verbruggen conseguiu defender.
Começa a 2.ª parte!
Intervalo: AEK 0-0 Brighton
O Brighton tem sorte de não estar a perder ao intervalo. O AEK cria perigo, já acertou no poste, mas a bola teima em não entrar.
43' - Zuber acerta no poste! O AEK volta a estar mais próximo do golo, mas o remate forte do avançado suíço teve a direção do poste.
29' - Steven Zuber cabeceia com perigo e a bola passa muito perto do poste da baliza do Brighton.
20' - O AEK sente a urgência de marcar primeiro e cresce na partida.
Começa a partida!
- Este é um jogo decisivo para as duas equipas: uma vitória do Brighton significa que os ingleses serão apurados para a próxima fase e os gregos não.
- O AEK deverá procurar a vitória, uma vez que o empate só lhe dará uma réstia de esperança para o apuramento na última jornada.
Já há onzes iniciais!
Sparta de Praga marca primeiro!
54' - Após um bom início de 2.ª parte, o campeão checo chega à vantagem com um golo Lukáš Haraslín (o seu 10.º da época).
Começa a 2.ª parte!
Intervalo: Sparta Praga 0-0 Betis
Jogo equilibrado, com os dois guarda-redes (Peter Jensen e Rui Silva) a manterem o nulo no resultado.
28' - Ameaça o Bétis! Borja Iglesias trabalha muito bem e fica isolado perante Peter Jensen, mas o guarda-redes tem uma excelente intervenção.
25' - Início de jogo dividido. Ambas as equipas conseguem aproximar-se da baliza adversária, tendo já havido um total de 10 remates (seis para o Sparta e quatro para o Betis).
Começa a partida!
- Basta ao Betis não perder para garantir um dos primeiros dois lugares do grupo.
Rui Silva é titular no Bétis!
- O internacional português Rui Silva começa de início na equipa do Bétis, preparando-se para fazer o seu nono jogo da época.
Franceses fecham com chave de ouro
90+3' - Fabian Rieder selou o resultado final de 0-3 ao cair do pano.
Rennes faz o segundo!
47' - Gouiri estende a vantagem dos franceses perante um Maccabi que não consegue esboçar uma resposta.
Começa a 2.ª parte!
Intervalo: Maccabi Haifa 0-1 Rennes
Jogo praticamente de sentido único. O Rennes tem 75% de posse de bola e impediu o Maccabi de sequer se aproximar da sua grande área.
Rennes chega ao 0-1!
29' - Estava-se a adivinhar: num jogo que tem controlado por completo, o Rennes chega ao golo por Martin Terrier, com assistência de Enzo Le Fée. É o primeiro golo da época do avançado francês.
25' - Quase só dá Rennes, que tem um impressionante registo de 85% de posse de bola.
Começa a partida!
Já há onzes iniciais!
Maccabi Haifa: Shareef Keouf; Ramo Gershon, Abdoulaye Seck, Lorenco Simic, Maor Kandil; Tjaronn Chery, Show, Mahmoud Jaber; Suf Podgoreanu, Frantzdy Pierrot, Dean David.