Liga dos Campeões: Union Berlim empata em Nápoles graças a um cinismo… italiano

Liga dos Campeões: Union Berlim empata em Nápoles graças a um cinismo… italiano

INTERNACIONAL08.11.202319:56

A equipa alemã fez do contra-ataque o seu melhor amigo, beneficiou da ineficácia dos italianos e somou o primeiro ponto na sua história na Liga dos Campeões

Faltou discernimento ao Nápoles para materializar as inúmeras oportunidades que teve (a equipa fez 25 remates) em golos, já que controlou o jogo durante a maior parte do tempo. No entanto, o Union, com um cinismo que se costuma associar aos italianos, até assustou o Nápoles e ficou próximo da vitória.

Os azzurri assumiram desde cedo uma postura de controlo e, aos poucos, foram sufocando o Union com uma pressão difícil de reverter. Natan atirou ao poste, Anguissa marcou um golo, mas que foi anulado por falta de Di Lorenzo na jogada e Mário Rui esteve sempre ativo no jogo.

Tanto que, aos 39 minutos, o português fez a assistência (a sua primeira da época) para o golo de Politano

Apesar de ser inferior, o Union ainda ameaçou o empate com um livre direto de Juranovic que bateu no poste, em cima do intervalo. 

Momento do remate de Juranovic (IMAGO)

A turma de Rudi Garcia era uma equipa mais coesa e próxima entre si. O Union estava muito dependente de rasgos individuais para tentar criar algum perigo – mas isso foi o suficiente.

No início da 2.ª parte (52’), Roussillon lançou Fofana e Becker para o contra-ataque e, após Meret defender o remate de Becker, foi Fofana quem fez o empate – o Union não marcava há 32 dias.

O Nápoles ressentiu-se do golo sofrido e só Kvarat­skhelia e Mário Rui, no lado esquerdo do ataque, é que tentavam repor a vantagem. 

Com o aproximar do apito final, o jogo ficou mais partido, com as duas equipas a procurarem a vitória. O Nápoles teve mais argumentos para tal, mas o Union nunca deixou de tentar e até acabou com mais remates à baliza do que o adversário (6 contra 5 do Nápoles). 

Deste modo, o Union ainda sonha com o 3.º lugar do Grupo C. Já o Nápoles perdeu uma boa oportunidade de ficar muito próximo de seguir para os oitavos-de-final. 

Recorde as incidências da partida:

Final: Nápoles 1-1 Union Berlim

Uma 2.ª parte de grande sacríficio e mais conseguida por parte do Union resultou no empate (e até podia ter resultado na vitória). Após 12 jogos consecutivos, o Union não perdeu e o Nápoles só se pode queixar de si próprio por não ter ganho.

90+5' - Kvarat­skhelia remata com perigo, mas Ronnow volta a agarrar!

90' - Vão jogar-se mais 7 minutos de compensação. 

90' - Kvarat­skhelia perdeu um lance no um-para-um com Tousart, que impediu aquilo que seria uma jogada muito perigosa para o Nápoles. 

82' - O Nápoles pressiona. Primeiro Rrahmani e depois Kvarat­skhelia ficam próximos do golo, mas o primeiro rematou por cima e o segundo permitiu a defesa de Ronnow. 

77' - Mário Rui sai de campo para dar o lugar a Mathías Oliveira. 

75' - Lobotka é assistido no relvado, com muitas queixas no braço. 

70' - Becker sai em velocidade e coloca em Trimmer, que, com o seu remate, põe as luvas de Meret a arder. O Union ainda acredita na vitória.

68' - O Nápoles perdeu algum fulgor desde que sofreu o golo, mas nesta fase Kvarat­skhelia tem aparecido mais, iniciando ataques com o seu drible e velocidade. 

64' - Union faz a primeira substiuição do encontro: sai Juranovic e entra Christopher Trimmel.

55' - Becker quase faz a reviravolta! Roussillon cruza para Becker que, a meias com Natan, remata com muito perigo. 

54' - O golo do Union foi contra a corrente do jogo. Kvarat­skhelia tem estado melhor no 2.º tempo e tanto Mário Rui como Rrahmani já remataram com perigo. 

Golo do Union!

52' - Contra-ataque letal do Union resulta no empate! Roussillon lança muito bem Fofana e o Union fica em vantagem numérica no ataque. Fofana passa para Becker, que remata para defesa de Meret e na recarga, é Fofana quem marca mesmo. O Union não marcava há 32 dias!

46' - Jogo promete não mudar (para já) - Nápoles já conquistou um pontapé de canto e Politano rematou com perigo, mas para fora. 

Começa a segunda parte!

Intervalo: Nápoles 1-0 Union Berlim

Resultado curto tendo em conta a postura das duas equipas. O Nápoles é muito mais incisivo e tem a qualidade para criar perigo - para além de ter marcado, ainda rematou ao poste e teve um golo anulado. O Union só assustou num livre direto de Juranovic. Becker é o mais inconformado dos alemães.

50' - JURANOVIC AO POSTE! Na maior ocasião de golo para o Union, Juranovic aproveitou um livre direto para rematar forte e rasteiro, com a bola a tomar a direção do poste. O Union dá um aviso ao Nápoles antes do intervalo.

45' - O árbitro dá 5 minutos de compensação. 

Golo do Nápoles com assistência de Mário Rui

39' - Excelente passe de Mário Rui para a desmarcação de Matteo Politano, cujo remate ainda sofre um desvio, mas entra na baliza. É o primeiro golo da Liga dos Campeões para Politano esta época. 

38' - Melhor oportunidade do Union: Becker faz um excelente passe para Haberer, que remata com perigo, mas permite a defesa de Meret. 

30' - Golo anulado ao Nápoles: Mário Rui cruzou para o segundo poste, onde Di Lorenzo cabeceou para Anguissa, que só teve de encostar. No entanto, o capitão do Nápoles empoleirou-se em Roussillon e, com o auxílio do VAR, o árbitro anulou o golo. 

24' - NATAN AO POSTE! Melhor oportunidade do jogo até ao momento, com o brasileiro a cabecear ao poste. O Nápoles tem urgência em marcar primeiro, o Union vai-se defendendo como pode. 

23' - A meio da 1.ª parte, o Nápoles tem 77% de posse de bola, já rematou por 5 vezes e conquistou 6 pontapés de canto.

17' - QUE DEFESA DE RONNOW. Zielinski ganha a bola na grande área e remate com força, mas o guardião do Union impediu o golo com um grande reflexo. O Nápoles sente o golo a aproximar-se.

10' - Diogo Leite está com queixas, depois de cortar um remate forte de Anguissa. 

4' - Primeiro ataque do Union resulta no primeiro remate enquadrado: Becker acelerou com a bola, mas rematou para defesa simples de Meret. 

3' - O Nápoles não deixa o Union tocar na bola, pressionando a equipa desde o apito inicial. 

Começa a partida!

As equipas entram agora em campo.

  • No jogo anterior entre as duas equipas, o Nápoles venceu na Alemanha por 0-1, com um golo de Raspadori. O avançado de 23 anos marcou nos seus últimos três jogos pelos azzurri
Raspadori celebra frente ao Union (IMAGO)
  • Estilo de jogo do Nápoles: a equipa treinada por Rudi García destaca-se pelo seu foco no processo defensivo e por ter um trio atacante rápido e móvel. No meio-campo, Zielinski costuma ligar os setores da equipa, que tem em Mário Rui e Di Lorenzo dois laterais com aptidão para darem apoio atacante. 
  • Estilo de jogo do Union Berlim: com Urs Fischer no comando há cinco anos, a equipa alinha num 3x5x2 tendo os alas (Juranovic e Roussillon) liberdade para avançarem no terreno. A equipa defende com uma linha de 5 e conta com a experiência de Bonucci (36 anos), e do português Diogo Leite
  • Nas contas do Grupo C, o Nápoles está numa posição mais confortável e, caso ganhe hoje, chega aos 9 pontos e se o SC Braga perder com o Real Madrid às 20.00 horas, o campeão italiano carimba já a sua passagem aos oitavos-de-final. 
  • A situação é muito mais desfavorável para o Union Berlim. Com 0 pontos e a atravessar uma má fase em todas as competições, só com uma vitória no Stadio Diego Armando Maradona é que a equipa ainda pode relançar as contas do grupo. 
Adeptos do Union à espera para entrarem no estádio (IMAGO)

Já há onzes - 2 portugueses de início!

Nápoles: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Natan, Mário Rui; Lobotka, Anguissa, Zielinski; Mateus Politano, Kvarat­skhelia, Raspadori.

Union Berlim: Federik Ronnow; Paul Jaeckel, Leonardo Bonucci, Diogo Leite; Juranovic, Janik Haberer, Rani Khedira, Aissa Laidouni, Jérôme Roussillon; Sheraldo Becker, David Datro Fofana.

Boa tarde. O Nápoles recebe no Estádio Diego Armando Maradona o Union Berlim. A equipa de Mário Rui, que está no onze inicial, quer chegar à 3.ª vitória, enquanto que os alemães, com Diogo Leite de início, procuram os seus primeiros pontos de sempre na Liga dos Campeões.