Liga dos Campeões: jogo de loucos em Berna entre Young Boys e Galatasaray
Conjunto suíço parte para a segunda mão em vantagem após vitória, por 3-2; Sparta de Praga e Salzburgo também partem em vantagem; Midtjylland e Slovan Bratislava empataram a uma bola
Jogaram-se, esta quarta-feira, os restantes jogos da primeira mão do play-off de acesso à fase final da Liga dos Campeões. Ao contrário do que aconteceu na terça-feira, em que as três equipas caseiras somaram vitórias, desta vez, apenas o Young Boys é o único dos anfitriões que parte em vantagem para o jogo da segunda mão.
Em Berna, começou melhor a formação da casa. O Young Boys (Suíça) não perdeu tempo e, logo aos 3 minutos, colocou-se em vantagem com golo do luso-suíço Joel Monteiro. O avançado de 25 anos foi a tempo de bisar ainda na primeira parte e, após passe de Silvère Ganvoula, o atleta nascido em Sion ganhou a frente aos defesas do Galatasaray (Turquia) e fez o 2-0.
Tudo fazia crer que Joel Monteiro seria, indiscutivelmente, a figura da partida. Contudo, aos 66 minutos, o treinador Okan Buruk fez entrar Michy Batshuayi. Viria mesmo a revelar-se uma aposta certeira já que, no exato minuto em que entrou, o belga reduziu a desvantagem. O Galatasaray ganhou confiança e, pouco depois, chegaria mesmo ao empate com um denominador comum: Batshuayi. Com um remate fora de área, o belga também bisou, aos 72 minutos e restableceu a igualdade.
No entanto, o esforço de Batshuayi acabaria por ser inglório já que, aos 84 minutos, após ver as imagens, o árbitro do encontro assinalou grande penalidade para o Young Boys. Bardakci desviou a bola com a mão e foi expulso na sequência do lance. Na marca dos onze metros, Filip Ugrinic (86') não tremeu e fez o 3-2 para o conjunto suíço, partindo assim em vantagem para o jogo na Turquia.
A jogar também em casa, ainda que emprestada, o Dínamo de Kiev (Ucrânia) não teve a mesma sorte do Young Boys e acabou derrotado pelo Salzburgo (Áustria). Nene Dorgeles (29') abriu o marcador para a formação austríaca após grande passe de Moussa Kounfolo, que deixou-o em zona frontal para atirar à baliza de Bushchan.
O 2-0 final acabaria por chegar logo no início da segunda parte. Maurits Kjaergaard (49'), de grande penalidade, dilatou a vantagem do Salzburgo.
O Malmo (Suécia) foi outro dos que, a jogar em casa, não teve tanta sorte e acabou derrotado pelo Sparta de Praga (República Checa). Jens Larsen (30') marcou na própria baliza e colocou os checos na frente na ida para os balneários.
O 2-0 dos visitantes saiu aos 88 minutos, quando Matej Rynes encheu o pé e, do meio da rua, dilatou a vantagem do Slavia de Praga, que saiu da Suécia com um resultado confortável para a segunda mão.
Ainda na Escandinávia, Midtjylland (Dinamarca) e Slovan Bratislava (Eslováquia) encerraram os jogos desta quarta-feira. Os golos só acabariam por surgir na segunda parte e a primeira equipa a passar para a frente foi o Slovan Bratislava. César Blackman (59') fez o golo da formação da Eslováquia.
Aos 75 minutos, o treinador do Midtjylland colocou em campo Edward Chilufya (79') e foi mesmo dos pés do avançado zambiano que surgiu o golo do empate.