Antevisão Liga dos Campeões: Inter-Atl. Madrid enfrentam-se no grande jogo dos oitavos de final
Italianos e espanhóis no frente a frente de cartaz da fase
Inter e Atlético Madrid jogam esta terça-feira nos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Italianos e espanhóis protagonizam aquele que é, na teoria, o jogo maior desta ronda da prova milionária, entre dois conjuntos que, apesar de partilharem, de certa maneira, a mesma mentalidade combativa, a forma como abordam o jogo não podia ser mais diferente.
O Inter, finalista da última edição da competição, apresenta-se numa fase de forma absolutamente implacável. Na Serie A, a equipa lidera sem qualquer espaço para dúvidas: são nove pontos de vantagem no topo com menos uma partida disputada. Na Liga dos Campeões, o segundo lugar permitiu evitar - pelo menos, se olharmos de forma totalmente direta - o PSG. Os nerazzurri caracterizam-se pelo sufoco físico que provocam no adversário. Mantém uma pressão alta, que começa pelos avançados e tem, no meio-campo de Barella, Frattesi e Çalhanoglu, a sua maior valia. A máquina de Simone Inzaghi está extremamente afinada e tem, na frente, uma dupla temível: Marcus Thuram tem sido uma autêntica surpresa e Lautaro Martínez tem sido mais do mesmo: entre campeonato e Liga dos Campeões, a dupla leva 33 golos marcados.
«No ano passado, vivemos noites mágicas com o clube e os nossos fantásticos adeptos. Gostaríamos de fazer isso de novo. Mas a partir de amanhã, enfrentaremos uma grande equipa. O Atlético não tem só Simeone, tem jogadores que estiveram em finais de Mundiais e de Ligas dos Campeões. Será um belo jogo», disse Inzaghi, elogioso do seu adversário.
O Atlético Madrid venceu o seu grupo, mas está no quarto lugar do campeonato. Diego Simeone continua a ser criticado pela forma pouco inspirada com que joga, mas os seus jogadores são autênticos gladiadores em campo. Sem poder contar com o goleador Álvaro Morata, que está na sua melhor temporada em termos de números, só comparável com 2014/15 na Juventus, terá de encontrar outras soluções para a parceria com Griezmann. Isso não será, com certeza, um problema para El Cholo que, como o seu homólogo do Inter fez questão de referir, «já usou 20 plantéis diferentes esta época». Ao lado do francês, a principal mente criadora da equipa, deverá jogar Memphis Depay. No miolo, Rodri De Paul deverá ser a única figura indiscutível, pela boa campanha que tem feito, num jogo em que cada elemento deverá disputar cada bola como se fosse a última, tal como o Inter, mas numa posição mais recuada no terreno.
«Precisamos de um grande Griezmann», disse Simeone, que descansou a estrela da companhia no passado encontro do campeonato, antes de elogiar o seu rival: «Uma equipa não ganha a Supertaça nem lidera o campeonato sem ser muito bem treinada. Só perderam um jogo esta temporada, são fortes, acreditam no que fazem e trabalham muito, tanto na defesa como no ataque.» São estas as palavras do técnico do Atlético, antes da primeira mão.
O Inter-Atl. Madrid, arbitrado pelo romeno Istvan Kovacs, tem início pelas 20 horas no estádio Giuzeppe Meazza, em Milão.