Liga dos Campeões: inspiração de Francisco Conceição garante vitória dramática da Juventus
Francisco Conceição marcou e assistiu para a vitória dramática da Juventus. Foto: EPA/FILIP SINGER

Liga dos Campeões: inspiração de Francisco Conceição garante vitória dramática da Juventus

INTERNACIONAL02.10.202422:31

Ex-FC Porto entrou para substituir um colega lesionado, mas teve um papel determinante ao marcar e assistir na vitória da 'vecchia signora', reduzida a 10 unidades, contra o Leipzig

Foi de forma dramática e suada, mas a Juventus conseguiu vencer na visita ao terreno do Leipzig (3-2), a contar para a jornada 2 da Liga dos Campeões. A chave para a vitória da vecchia signora, curiosamente, até começou o jogo no banco, mas não demorou a ser lançada a jogo.

Francisco Conceição foi lançado por Thiago Motta, aos 12 minutos, para entrar no lugar do lesionado Nicolás González. O treinador da Juventus mal sabia que esta seria uma aposta certeira. Contudo, antes do português começar o seu espetáculo, outro jogador ia dando nas vistas. Sesko foi o responsável por abrir as hostilidades, à meia hora. A assistência de Openda foi boa, mas a receção do avançado esloveno foi ainda melhor, fazendo com que ficasse na cara de Di Gregorio para que, desta forma, fizesse o 1-0.

Os alemães foram a vencer para o intervalo, mas a Juventus não demorou a reagir na segunda parte. Francisco Conceição construiu a jogada, descobriu Cambiaso na esquerda e o italiano cruzou para Vlahovic (50') que, de primeira, desviou para o empate. Era esperado que a vecchia signora pudesse assumir o jogo depois de restablecer a igualdade, mas a hora de jogo foi de pesadelo para a formação italiana.

O guarda-redes Di Gregorio foi expulso depois de defender a bola, com as mãos, fora da grande área e, para compensar a inferioridade numérica, Thiago Motta lançou a jogo Douglas Luiz... que dois minutos depois fez penálti. Na marca dos onze metros, Sesko (65') 'bisou' na partida e voltou a colocar o Leipzig na frente.

Francisco Conceição, contudo, continuava inconformado e voltou a estar em destaque quando, aos 68 minutos, assistiu Vlahovic que voltou a restablecer a igualdade com um tiraço ao ângulo superior direito da baliza de Gulácsi.

Faltava apenas o golo de Conceição e este acabaria por chegar já perto do final da partida. O ex-FC Porto recebeu a bola fora da área, conduziu para a direita, 'partiu os rins', como se diz na gíria, a dois adversários e, na cara do guarda-redes, atirou rasteiro para a reviravolta épica da Juventus.