6 agosto 2024, 21:26
Liga dos Campeões: golaço de livre não evita derrota de Mourinho com o Lille ao cair do pano
Fenerbahçe perdeu (1-2) na 1. ª mão da 3.ª pré-eliminatória; Tiago Santos marcou um dos golos dos franceses
Para além do Fenerbahçe, de José Mourinho, com o Lille, houve mais seis jogos da 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória
Esta terça-feira, disputaram-se as partidas da primeira mão da terceira pré-eliminatória. Em sete jogos, registaram-se apenas três empates, mas nenhuma equipa parte totalmente descansada para a segunda mão. O claro destaque foi para o Fenerbahçe, de José Mourinho, que perdeu em casa do Lille num jogo que contou com golo do português Tiago Santos. Ainda assim, não faltou emoção nos outros encontros.
6 agosto 2024, 21:26
Fenerbahçe perdeu (1-2) na 1. ª mão da 3.ª pré-eliminatória; Tiago Santos marcou um dos golos dos franceses
Às 17 horas realizou-se a primeira destas sete partidas, o Qarabag-Ludogorets. Os carrascos do SC Braga na edição passada da Liga Europa receberam e perderam contra o conjunto búlgaro, por 2-1, num jogo que contou com tento português. O marcador no Azerbaijão foi inaugurado à passagem do minuto 56, com golo do central português Dinis Almeida. Juninho (65'), que já representou o Estoril e o Chaves, empatou para o Qarabag, mas Caio Vidal (87'), deu a vitória ao Ludogorets, dois minutos antes de ser expulso com segundo amarelo.
Falando em portugueses, o PAOK, onde joga Vieirinha, viajou até à Suécia para empatar em casa do Malmo. O internacional português não saiu do banco e viu a sua equipa entrar a perder, aos 28 minutos, com golo de Jansson. A resposta não demorou a surgir e Taison (42') empatou para o conjunto helénico. Nanasi (67') voltou a colocar os suecos em vantagem, mas Abdul Baba resgatou o empate do PAOK aos 75 minutos, numa altura em que o ex-Benfica Zivkovic já tinha sido substituído.
Não saindo da Escandinava, passamos agora para a Dinamarca, onde o Midtjylland recebeu e venceu os húngaros do Ferencvaros, por 2-0. Buksa (17') abriu o marcador e o ex-Benfica Franculino fechou o resultado, aos 69 minutos.
Passando para a Polónia, casa emprestada ao Dínamo de Kiev, o conjunto ucraniano empatou com o Rangers, da Escócia. O experiente avançado ucraniano, Yarmolenko colocou o conjunto 'da casa' em vantagem, aos 38 minutos. Na segunda parte, quase não se viu o Dínamo de Kiev e o Rangers acabaria mesmo por gelar os ucranianos, com o golo do empate a ser marcado por Cyriel Dessers, aos 90+4 minutos.
Na República Checa, o Sparta de Praga empatou a uma bola na receção ao Steaua Bucareste, da Roménia. Os romenos foram os primeiros a inaugurar o marcador, já na segunda parte, com tento de Joyskim Dawa (61'). Os minutos finais acabaram por ser uma montanha-russa de emoções. O Sparta Praga empatou o jogo aos 78 minutos, por Victor Olatunji e teve a vitória no bolso, mas o golo de Kaan Kairinen, marcado aos 90+3', foi anulado após análise do VAR.
Para concluir, o Salzburgo recebeu e venceu os neerlandeses do Twente, por 2-1. Na Áustria, os adversários do Benfica na fase de grupos da edição passada da Liga dos Campeões, abriram as hostilidades perto do intervalo, com golo de Kjaergaard (41'). Já perto do final, Kjaergaard (85') 'bisou' e deu a sensação de que os austríacos poderiam ir mais descansados para a segunda mão, não fosse Michel Vlap, aos 90+1', reduzir para os neerlandeses e deixar tudo em aberto para o próximo jogo.