Liga dos Campeões: Barcelona complicou frente ao Shakhtar e pode ter perdido Félix para o ‘superclássico’

Liga dos Campeões: Barcelona complicou frente ao Shakhtar e pode ter perdido Félix para o ‘superclássico’

Exibição muito apagada do Barcelona frente a um guerreiro Shakhtar; João Cancelo e João Félix foram titulares e o avançado saiu lesionado em vésperas do clássico com o Real Madrid

O Barcelona consolidou a liderança isolada do grupo H – o do FC Porto – na Liga dos Campeões, alcançando, diante do Shakhtar Donetsk, a terceira vitória em outros tantos jogos. Depois de bater Antuérpia e os dragões, a equipa de Xavi Hernández recebeu e bateu os ucranianos, por 2-1, num jogo em que João Félix e João Cancelo voltaram a ser titulares.

Mesmo com exibição cinzenta e sem forçar muito, o Barcelona colocou o jogo na gaveta em oito minutos: aos 28’, Ferrán Torres inaugurou o marcador, num lance que foi anulado e foi validado pelo VAR, depois de um remate à barra de Fermín López, e aos 36’ foi o jovem médio de La Masia, 20 anos, a aumentar a contagem, com um belíssimo disparo ao ângulo superior direito. De resto, Fermín foi mesmo o mais inconformado nos blaugrana, enchendo o campo e até com pontaria a mais, já que acertou com três bolas nos ferros.

Na segunda parte, os catalães entraram em modo de gestão, já de olho no clássico com o Real Madrid, agendado para sábado, e disso o Shakhtar se aproveitou para reduzir, com a desatenção da defesa a deixar Sudakov na cara de Ter Stegen, aos 62’. O adormecimento do Barça no segundo tempo foi tal que somente por ineficácia os ucranianos não chegaram ao empate, valendo-lhes o desacerto dos avançados na finalização. Mas certo é que o Barcelona se colocou ‘a jeito’ para a surpresa total em Montjuic…

Nota ainda para a lesão de João Félix, que foi substituído a 15 minutos do fim por Marc Guiu, com queixas musculares, e fica em dúvida para o confronto com o Real Madrid.

Também termina o jogo nos Países Baixos, com o Feyenoord a bater a Lazio por 3-1.

Fim do jogo, Barcelona 2-1 Shakhtar Donetsk

Exibição muito pobre do Barcelona, que se arriscou a que os ucranianos fizessem uma gracinha em Montjuic. Muito meritório o jogo dos visitantes, valeram ao Barça os golos de Ferrán Torres e Fermín López para fechar o 'pleno' na primeira volta da fase de grupos.

90' - Sete minutos de descontos.

89' - Livre direto perigoso para o Barcelona, mas o remate de Ronald Araújo terá viajado para o segundo anel da bancada...

84' - Em Roterdão, a Lazio pinta o marcador e faz o 3-1, golo de Pedro, na transformação de grande penalidade.

O Barcelona não chega ao terceiro e o Shakhtar já ameaçou o 2-2...

74' - 3-0 para o Feyenoord sobre a Lazio, volta a marcar Santiago Giménez!

75' - Marc Guiu, herói na vitória frente ao Athletic Bilbao, entra para o lugar de João Félix, que sai com queixas musculares e fica, desde já, em dúvida para o confronto com o Real Madrid.

69' - Fermín acerta em cheio no ferro, com remate bem colocado à entrada da área. Logo de seguida, o médio volta a marcar mas o lance é anulado por fora de jogo. Cabeceamento brilhante de Fermín após cruzamento da esquerda de Marcos Alonso...

62' - GOLO DO SHAKHTAR, MARCA SUDAKOV! O camisola 10 dos ucranianos foge à defesa do Barça, fica na cara de Ter Stegen e não perdoa, reduzindo distâncias. O jogo vai ganhar outra vida a partir de agora...

59' - Ferrán Torres coloca a bola no fundo da baliza, mas vê o lance anulado por fora de jogo quando recebeu o passe de Cancelo.

57' - O Barcelona entrou para esta segunda parte em modo de gestão, muito provavelmente já de olho no grande clássico com o Real Madrid, marcado para sábado.

49' - Cruzamento perfeito de Cancelo para o segundo poste, onde aparece Félix a cabecear em voo. Valeu a excelente intervenção do guarda-redes do Shakhtar para evitar o 3-0.

46' - Joga-se a segunda parte.

45+2' - À beira do descanso, o Feyenoord aumenta para 2-0 sobre a Lazio! Ramiz Zerrouki foi o marcador.

Intervalo em Barcelona

2-0 para os catalães, com golos de Ferrán e Fermín. O Barça não entrou bem no jogo, não está a encantar mas vai para o descanso com vantagem de dois golos.

43' - Primeiro amarelo do jogo sai para Ferrán.

40' - O Barcelona vai acumulando lances de perigo. Félix serviu Ferrán Torres, mas o remate do avançado foi bloqueado na 'hora H'.

36' - GOLO DO BARCELONA, MARCA FERMÍN (2-0)! Que maravilha do menino de La Masia, com um 'tiro' ao ângulo superior direito depois de tirar Azarovi do caminho.

31' - Agora sim, o Feyenoord ganha vantagem sobre a Lazio! Novamente Giménez a marcar, depois de ter visto o primeiro golo ser anulado por fora de jogo.

28' - Golo validado, Barcelona na frente! No momento do primeiro passe, Fermín está em jogo.

28' - Momento de polémica em Barcelona. Ferrán Torres coloca a bola no fundo das redes, mas o lance é anulado por fora de jogo de Fermín López, que havia rematado à barra. O VAR analisa...

Golo anulado ao Feyenoord pelo VAR!

25' - Está inaugurado o marcador em Roterdão. O mexicano Santiago Giménez coloca o Feyenoord na frente.

25' - Que grande lance entre Cancelo, Yamal e Fermín López, com o lateral a 'partir os rins' ao defesa contrário e rematar de pé esquerdo, para defesa com as pernas do guardião dos ucranianos.

Também nos Países Baixos persiste o nulo entre Feyenoord e Lazio.

17' - Bela combinação entre Ferrán Torres e João Félix, mas o passe do português a isolar o espanhol sai ligeiramente adiantado.

8' - Quase o golo do Barcelona! Belo trabalho de Fermín López dentro da área, com o guarda-redes do Shakhtar a defender com o pé.

6' - Barça instalado nos últimos 20/30 metros, mas sem perigo, até ao momento.

1' - Começa a partida.

Este jogo marcará a estreia de Marino Pusic como novo treinador da equipa de Leste.

Toca o hino da Champions. Vem aí mais uma tarde/noite do melhor futebol da Europa!

Vai caindo o fim de tarde no Olímpico de Montjuic, que ainda tem muitas cadeiras vazias.

A entrada dos jogadores para o aquecimento:

Nas duas primeiras jornadas, o Barcelona goleou o Antuérpia (5-0) e foi ao Porto vencer por 1-0. Já o Shakhtar Donetsk foi derrotado (1-3) pelos azuis e brancos e foi à Bélgica triunfar (3-2). 

Já há onzes de Barcelona e Shakhtar Donetsk, com a dupla portuguesa de início na equipa catalã.