Liga dos Campeões: Arsenal na final? A história diz que sim
Todas as equipas que eliminaram o FC Porto da competição, nas últimas seis presenças, chegaram ao derradeiro jogo
Nas últimas seis presenças do FC Porto na Liga dos Campeões, todas as equipas que eliminaram a equipa portuguesa chegaram à final da competição, sendo que duas delas levantaram mesmo o troféu.
Em 2016/17, a Juventus eliminou os dragões (3-0), nos oitavos de final, e acabaram por perder na final com o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo (4-1).
Nas temporadas de 2017/18 e 2018/19 foi o Liverpool: primeiro nos oitavos (5-0) e depois nos quartos (6-1), sendo que na primeira vez perderam com os merengues (3-1) e na segunda derrotaram o Tottenham (2-0).
Em 2019/20, a equipa de Sérgio Conceição não chegou à fase de grupos, tendo sido afastada no play-off frente ao Krasnodar, para a Liga Europa, onde foi eliminado nos 16 avos pelo Bayer Leverkusen (2-5).
Mas na época seguinte, de regresso à maior competição de clubes na Europa, perdeu com o Chelsea (2-1), nos quartos de final, que acabaria por ganhar ao Manchester City (1-0), precisamente no Estádio do Dragão, com golo de Havertz, agora no Arsenal.
Em 2021/22, não chegou às fases a eliminar, mas acabou por ser afastado outra vez pelo conjunto orientado por Jurgen Klopp, ainda na fase de grupos, caíndo novamente para a Liga Europa (eliminados pelo Lyon, por 2-1, nos oitavos). Os comandados do técnico alemão voltavam a chegar à final, mas acabaram por perder mais uma vez com o Real Madrid (0-1).
Por fim, na última época, foi o Inter quem ganhou aos comandados de Sérgio Conceição (1-0), tendo depois eliminado também o Benfica, uma vez mais nos oitavos de final, mas os nerazzurri perderam pelo mesmo resultado com a equipa de Guardiola, na final.
Com isto dito, após o Arsenal ter eliminado o FC Porto, nas grandes penalidades, e ter avançado para os quartos de final, será que os londrinos vão manter a história recente dos últimos anos?