Liga 3: Académica e Sporting B anulam-se e liderança pode mudar de dono
Tiago Mamede foi um dos destaques da jovem formação leonina. (Foto: Facebook Académica)

Liga 3: Académica e Sporting B anulam-se e liderança pode mudar de dono

NACIONAL16.12.202313:25

Estudantes e leões protagonizaram um bom espetáculo em Coimbra, mas não saíram do nulo; Covilhã pode ser o grande beneficiado deste empate já que, em caso de vitória, esta tarde, em Alverca, os serranos sobem ao 1.º lugar da classificação desta Série B

Deu empate o duelo entre os (ainda) dois primeiros classificados da Série B da Liga 3.

Académica e Sporting B encontraram-se na manhã deste sábado, no Estádio Cidade de Coimbra, mas os artistas de estudantes e leões não tiveram arte nem engenho para desfazerem o nulo.

Mas, refira-se, oportunidades de golo não faltaram. Para um lado e para o outro. Mas nas balizas pontificaram dois nomes que se destacaram: Carlos Alves (Académica) e Diego Callai (Sporting B).

Guarda-redes dos estudantes teve intervenções muito importantes na primeira parte. (Foto: Facebook Académica)

Num jogo com duas partes distintas, foi a formação leonina - que chegava a Coimbra com duas vitórias seguidas na bagagem (1-0 ao Oliveira do Hospital e 2-1 ao Atlético) - que esteve por cima nos primeiros 45 minutos. Nesse período, Rafael Nel (15'), Tiago Mamede (20') e Chico Lamba (22'), ameaçaram o golo.

A Académica - que vinha de quatro triunfos consecutivos (1-0 ao 1.º Dezembro, 2-0 ao Alverca, 2-0 ao Amora e 1-0 ao Oliveira do Hospital) - foi menos ousada até ao descanso, sendo que apenas Juan Perea (36') - antes disso, o colombiano até tinha acertado com o alvo, mas o lance estava já (bem) invalidado por falta do ponta de lança sobre Chico Lamba - e João Silva (43') deram um ar da graça da equipa estudantil.

Na etapa complementar, porém, o duelo mudou de sentido e foi a Briosa quem se afirmou. Os comandados de Tiago Moutinho tentaram, de várias formas, desbloquear o marcador, mas, nessa fase, sobressaiu um jovem leão: Diego Callai.

Jovem guarda-redes do Sporting B foi um dos obreiros do ponto conquistado pelos leões em Coimbra

O guarda-redes leonino destacou-se ao negar o golo a Lucas Henrique (59') e a David Teles (73 e 86'), lances aos quais há a juntar as boas situações de que dispuseram Vítor Gabriel (48') e Lucas Henrique (58'). O Sporting B apenas na parte final voltou a acercar-se com perigo da baliza de Carlos Alves: aos 74 minutos, Tiago Mamede rematou cruzado para uma bela intervenção do guarda-redes dos capas negras, sendo que, na recarga, Rafael Nel, junto à marca de penálti e com tudo para faturar, rematou de primeira, de pé esquerdo, por cima da barra.

David Teles (a conduzir a bola) bem tentou ajudar a Briosa a chegar à vitória. (Foto: Facebook Académica)

Com este empate, a Académica mantém, provisoriamente, o 1.º lugar da Série B da Liga 3, agora com 25 pontos. O Sporting B segue na vice-liderança (24), mas ambos podem ser ultrapassados nesta jornada. Tudo porque, caso o Covilhã vença na deslocação ao terreno do Alverca, então os serranos passarão a somar 26 pontos e sobem ao topo da tabela classificativa. O Alverca, acrescente-se, está com 21 pontos, pelo que, em caso de triunfo sobre a formação da Serra da Estrela, iguala o Sporting B no 2.º lugar e fica (também) a 'morder os calcanhares' à Briosa.