Liga 2: Oliveirense vence no terreno do Leixões
No duelo para decidir quem ficava nos lugares de despromoção, os visitantes levaram a melhor
Na abertura da 17.ª jornada da Liga 2 a Oliveirense venceu o Leixões por 2-0 num jogo frio como a noite de Matosinhos.
Ocupando os lugares da parte baixa da tabela, com os mesmos pontos à entrada para esta ronda, os dois conjuntos manifestaram muitas dificuldades na primeira parte para chegar à área adversária. O grosso desta etapa mostrou um jogo muito mastigado a meio campo e nesse sentido… oportunidades de golo nem vê-las.
Os minutos iniciais da segunda metade pareciam indicar mais do mesmo, isto é, uma partida sem grandes rasgos de imaginação de parte a parte. Porém, aos 51 minutos o avançado leixonense Moisés Conceição fez estragos na área errada: entrou de pé em riste sobre o adversário e o árbitro de pronto assinalou o castigo máximo. Na conversão, Anthony Carter atirou rasteiro junto ao poste direito e abriu o marcador.
O golo teve o condão de fazer subir ligeiramente a temperatura da partida, com o Leixões a imprimir uma maior velocidade ao seu futebol. No entanto, fazia-o sem grande criatividade ofensiva. Até que aos 67 minutos os pupilos de Pedro Ribeiro dispuseram de uma soberana oportunidade para empatar: um penalti a castigar falta sobre Paulité. Porém, Fabinho mostrou ter pontaria a mais e atirou ao poste.
Até final seria o Leixões a deter as rédeas do jogo, mas sem criar frisson junto da baliza de Arthur Augusto. Em cima do minuto 90 o caldo entornou. Os leixonenses reclamaram uma nova grande penalidade a seu favor, mas o árbitro, após longos minutos para visionar o lance no VAR, decidiu-se pela não marcação da falta, o que provocou um coro de vivos protestos da equipa e adeptos da casa, tendo, na sequência desses protestos, André Simões visto o cartão vermelho.
E seria já com o Leixões completamente focado no ataque e reduzido a 10 unidades que a Oliveirense sentenciou a partida, aos 90+9', numa jogada de rápida transição concluída pelo goleador de serviço: Anthony Carter.
Derrota caseira do Leixões que, desta forma, vai permanecer nos lugares de despromoção da Liga 2. Já a Oliveirense, vai respirar melhor nesta jornada no 13.º lugar da classificação.