Liga 2: Feirense vence UD Leiria e continua a sonhar com a permanência
Henrique Jocú marcou o único golo da partida; fogaceiros mantêm-se em lugar de 'play-off', mas aumentam a distância para o Belenenses, que perderam ontem diante do Santa Clara
O Feirense venceu o UD Leiria, numa partida da 32.ª e antepenúltima jornada da Liga 2, realizada na manhã deste sábado, no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira, e continua a sonhar com a permanência no segundo escalão.
Henrique Jocú, aos 38 minutos, foi o autor do único golo da partida, num lance em que o médio fogaceiro, de cabeça, bateu o guarda-redes unionista, Pawel Kieszek.
A primeira parte foi maioritariamente dominada pelos da casa, sendo que os leirienses apenas por uma vez criaram verdadeiro perigo junto da baliza de Diego Calai: aos 42 minutos, e após assistência de Paul Ayongo, atirou a rasar o poste esquerdo.
O UD Leiria entrou na etapa complementar disposto a alterar o rumo dos acontecimentos, mas Valdir e Bura, logo após o reatamento, não conseguiram empatar. O mesmo aconteceu, de resto, com Jair, que, aos 60 minutos, cabeceou a centímetros do poste da baliza contrária.
O Feirense foi tentando as transições, mas não conseguiu incomodar verdadeiramente Pawel Kieszek nos segundos 45 minutos. O principal, porém, era o capítulo defensivo, para que a vantagem estivesse salvaguardada e o triunfo fosse garantido. O que aconteceu.
Depois de 10 jogos consecutivos sem vencer (sete derrotas e três empates), o Feirense volta a saborear os três pontos, algo que já não acontecia há dois meses e meio - o último triunfo havia sido a 18 de fevereiro, diante do Nacional (2-1). E também Lito Vidigal somou, à quinta partida, a primeira vitória no comando técnico dos fogaceiros - para trás ficaram desaires com Tondela (1-3) e Marítimo (2-3) e empates diante de Mafra (0-0) e Leixões (1-1).
Desta forma, o emblema de Santa Maria da Feira passa a somar 30 pontos e vai terminar a ronda no 16.º e antepenúltimo posto da Liga 2 - lugar de play-off -, mas já ganhou vantagem sobre o Belenenses (26), que ontem perdera com o Santa Clara (0-2). Nesta luta está ainda envolvido o Vilaverdense (24), que joga apenas amanhã, frente ao Torreense (15.30 horas).
Além disso, o Feirense espreita também o encurtar de distâncias para Oliveirense (31 pontos) - recebe esta tarde o Tondela, a partir das 15.30 horas - e Leixões (32) - também joga este sábado, mas às 14 horas, no reduto do Académico de Viseu.