Liga 2: Benfica B sentencia Belenenses à descida de divisão

Liga 2: Benfica B sentencia Belenenses à descida de divisão

NACIONAL10.05.202419:55

Encarnados triunfaram (3-2) no Restelo; azuis saíram para o intervalo em vantagem, mas consentiram, posteriormente, a reviravolta

O Belenenses confirmou, esta sexta-feira, a descida de divisão, após derrota caseira, por 2-3, com o Benfica B, na 33.ª e penúltima jornada da Liga 2.

Desde muito cedo, as águias mostraram-se perigosas nos lances de bola parada. Na sequência de um canto, Gustavo Varela teve o golo nos pés, mas um corte providencial do central Chima Akas evitou o pior para a equipa local, que respondeu às investidas encarnadas, no lance seguinte, com Pedro Carvalho a obrigar o guarda-redes Pedro Souza a defesa apertada.

Depois de uma fase inicial com ritmo frenético, a intensidade da partida diminuiu (e muito), também relacionada com a temperatura elevada que se fazia sentir no Estádio do Restelo. Depois da pausa para hidratação, os locais tiveram uma grande penalidade a seu favor, após falta de Gerson Sousa sobre Rúben Pina. Este último (35') assumiu a cobrança do castigo máximo e não vacilou: bola para um lado, guarda-redes para o outro.

O jogo estava de feição para o Belenenses, que dilatou a vantagem aos 42 minutos. O avançado Ricardo Matos correspondeu da melhor forma a um cruzamento de Tiago Gonçalves pelo corredor esquerdo. Nota para o passe displicente de Gustavo Marques, que originou o contragolpe dos azuis. O central encarnado, recorde-se, já alinhou em um jogo esta temporada pela equipa principal do Benfica.

Os dois golos de vantagem fizeram os locais perder a concentração e pagaram caro. Em cima do intervalo, Adrian Bajrami foi à área contrária reduzir distâncias, na sequência de um canto. Nota para o desvio preponderante de Gustavo Marques ao primeiro poste para a cabeçada do defesa albânes.

Na etapa complementar, os azuis do Restelo não conseguiram resistir ao crescimento do adversário no encontro. Aos 63 minutos, Hugo Félix, irmão de João Félix, craque do Barcelona, tirou um coelho da cartola e assinou um golaço de livre direto, empatando o jogo.

Este golo foi um valente golpe na equipa orientada por Mariano Barreto, que consentiu novo golo encarnado, desta feita por Henrique Pereira (73).

O técnico Mariano Barreto tentou animar os seus jogadores, que tentaram, pelo menos, salvar um empate ante os seus adeptos. Na reta final do encontro, o extremo Rúben Pina ameaçou o 3-3, mas a bola saiu a rasar a barra. Em tempo de compensação, os encarnados tiveram oportunidade de fechar de vez as contas da partida, mas Henrique Pereira rematou ao poste com a baliza praticamente deserta.

Após uma época nos escalões profissionais, Belenenses e Vilaverdense irão regressar na próxima temporada à Liga 3. Já o Benfica B, 11.º classificado, regressou às vitórias seis jogos depois.