Lewandowski acusado de fraude em dois mestrados
Lewandowski já se mostrou disponível para resolver a questão. Foto: IMAGO
Foto: IMAGO

Lewandowski acusado de fraude em dois mestrados

INTERNACIONAL12.07.202416:59

Investigação levada a cabo na Polónia diz que o jogador terá obtido as duas graduações sem nunca ter realizado os exames

A imprensa polaca adianta esta sexta-feira que Lewandowski está a ser acusado de fraude na obtenção de dois mestrados.

De acordo com a agência noticiosa Onet, o nome do avançado do Barcelona surge numa extensa lista relacionada com uma investigação policial sobre o tráfico de diplomas, existindo mesmo a suspeita que este se tenha formado por duas vezes em educação na Universidade privada de Lodz, sem que nunca tenha comparecido nos exames.

No centro desta polémica está um antigo dirigente desportivo chamado Zbigniew D., mas quem lançou a suspeita do capitão da seleção da Polónia foi uma antiga professora, que confirmou que o jogador não compareceu aos exames.

«O Robert Lewandowski comprou o seu diploma numa universidade privada em Lodz. Escrevo isto com toda a responsabilidade porque ele «passou» em dois exames comigo. Descobri tudo isto durante a audiência como testemunha neste caso nojento», denunciou Barbara Mrozinska através de uma publicação no X no passado dia 7 de julho.

Além destas duas graduações agora alvo de suspeita, Lewandowski consta no seu percurso académico com uma licenciatura e um mestrado em educação física obtidos na Universidade de Varsóvia, tendo demorado 13 anos a conclui-los.

Aliás, o tempo levado para a conclusão teve como justificação a conciliação entre o início da atividade profissional e o percurso académico, algo que reforça as suspeitas da investigação, que questionam como é que o jogador teve tempo para trabalhar em dois mestrados, quando já tinha ainda um em mãos.

Por fim, a imprensa polaca reforça que os advogados do jogador já mostraram total disponibilidade para resolver a questão.