Leões querem mostrar as garras frente a 'irmão gémeo' neerlandês

Sporting defronta nesta noite de terça-feira (às 20 horas) o PSV em jogo da segunda jornada da fase de liga da Liga dos Campeões. São as únicas equipas do 'top'-10 das principais ligas europeias só com vitórias (e 25 golos marcados) nos respetivos campeonatos domésticos

É um Sporting em alta que esta noite de terça-feira joga em Eindhoven a partir das 20 horas frente ao campeão neerlandês, o PSV, jogo da segunda jornada da fase de liga da Liga dos Campeões. Mas se os leões estão na mó de cima, também o emblema dos Países Baixos tem tido muitos motivos para sorrir.

Implacável na Liga Portugal Betclic com sete vitórias em outros tantos jogos, o campeão português defronta o homólogo dos Países Baixos que em sete jogos na Eredivisie tem sete triunfos em outros tantos. Para ampliar ainda mais as semelhanças entre estes irmãos gémeos, os ataques de PSV e Sporting são demolidores: 25 golos, média de 3,5 golos por encontro. É na defesa que se encontra a primeira diferença entre os dois clubes, já que o português tem apenas dois golos sofridos no campeonato — Rio Ave e Nacional — e o neerlandês quatro — Waalwijk, Heracles, Almere e Fortuna Sittard.

Se Sporting e PSV são irmãos gémeos (no que às semelhanças nos respetivos campeonatos diz respeito), a forma como ambas as equipas entraram em 2024/2025 é, pois claro, semelhante, já que ambas perderam as respetivas supertaças domésticas, o PSV frente ao Feyenoord — jogo louco resolvido nos penáltis a favor do conjunto de Roterdão por 4-2 após um verdadeiro festim de golos, quatro para cada lado — e o Sporting diante do FC Porto e num encontro não menos louco, já que aos 25' o campeão nacional vencia por 3-0, mas no final foi o vencedor da Taça de Portugal (também numa final frente ao Sporting) a festejar, êxito por 4-3 após prolongamento.

Deixando as provas nacionais de lado, na Europa há outra diferença entre leões e neerlandês na presente temporada. Enquanto o Sporting estreou-se na nova Liga dos Campeões com o pé direito, vitória por 2-0 (Gyokeres, 38'; Debast, 65') na receção aos franceses do Lille, o PSV foi a Turim perder, por 1-3 — Saibari, aos 90+3', marcou o golo do emblema dos Países Baixos, Yildiz (21'), McKennie (27') e Nicolás González (52) faturaram para a vecchia signora —, frente à Juventus, adversário do Benfica (a 29 de janeiro em Itália) na 8.ª (e última) jornada desta fase da prova.

Sendo certo que o grande objetivo do Sporting é o bicampeonato, os leões querem, por certo, fazer boa figura na Europa e para isso é fundamental mostrar as garras em Eindhoven, onde apenas jogaram uma vez, na fase de grupos da Liga Europa em 2019/2020, vitória dos locais por 3-2, uma de apenas cinco em 20 duelos frente a emblemas dos Países Baixos — 12 vitórias e três empates nas restantes partidas como se constata no quadro em anexo —, sem dúvida bons clientes para o conjunto de Rúben Amorim.