Chaves e Leixões não saíram do nulo (X-Chaves)
Chaves e Leixões não saíram do nulo (X-Chaves)

Leixões-Chaves, 0-0: acidentado rima com empatado

NACIONAL25.01.202516:59

Leixonenses e transmontanos anulam-se em duelo muito disputado, que fica marcado por duas decisões do VAR nos últimos 10 minutos de jogo

Num jogo muito acidentado, Leixões e Chaves empataram a zero no Estádio do Mar. Em relação à goleada sofrida frente ao Benfica B (4-0), José Mota fez quatro alterações no onze inicial, destacando-se a ausência de Werton, que tem sido uma das figuras da primeira metade da temporada leixonense.

A primeira parte foi bastante disputada, mas nenhum dos dois conjuntos conseguiu chegar ao golo. Depois de uma entrada mais forte dos flavienses, os bebés do mar assumiram o controlo da posse de bola e a ameaçaram por intermédio de Simãozinho, que obrigou Vozinha a defender para canto. 

André André assumia a batuta do ataque organizado do Leixões, mas a solidez defensiva do Chaves afastava o perigo. Os flavienses não abdicaram de atacar e à meia hora de jogo Rúben Pina esteve muito perto de inaugurar o marcador. O remate do antigo jogador do Belenenses saiu com um arco demasiado largo e passou ao lado da baliza defendida hoje por Dani Figueira.  

Paragens e disputas a meio-campo dominaram o resto do primeiro tempo, mais animado fora do que dentro das quatro linhas.  

A segunda parte começou com um pontapé de Rui Gomes ao lado, num dos raros lances de perigo do Chaves na segunda parte. As entradas de João Oliveira e, especialmente, de Rodrigo Martins agitaram o ataque leixonense que ficou a pedir penalti após um choque entre Vozinha e o antigo jogador do Portimonense

Rodrigo Martins estava endiabrado e por pouco não conseguiu isolar Rafael Martins. Aos 72´, o jogo ficou parado largos minutos para Fábio Veríssimo trocar o equipamento eletrónico, talvez a antever o trabalho que iria ter nos 20 minutos finais. 

Aos 82´, o juiz de Leiria assinalou penalti para o Leixões depois de Fabinho cair na área, mas após consultar o VAR reverteu a decisão inicial. O Leixões continuava à procura do golo que relançasse a sua candidatura à subida de divisão e aos 87´, Rafael Martins conseguiu mesmo bater Vozinha, mas viu o árbitro assistente assinalar fora-de-jogo. O lance ainda foi avaliado pelo videoárbitro, mas a decisão manteve-se, assim como o nulo na partida. 

Com este resultado, o Chaves foi ultrapassado pelo Alverca, que já venceu em Felgueiras (0-1) esta jornada, e atrasa-se na luta pela subida. O Leixões ainda não venceu na era José Mota e não conhece o sabor da vitória desde dezembro.