Lazio-Milan: todos os caminhos da Europa vão dar a Roma
Milan e Lázio tem encontro marcado para as 19h45. Foto: IMAGO

Antevisão Lazio-Milan: todos os caminhos da Europa vão dar a Roma

INTERNACIONAL01.03.202408:20

Em véspera de duelo com o Bayern para os oitavos de final da Champions, a Lazio recebe o Milan com o intuito de não se distanciar dos lugares europeus; conjunto 'rossoneri' conta com um inspirado Rafael Leão para for fim a três jogos sem vencer; Na época passada, os 'biancocelesti' golearam (4-0)

É no Estádio Olímpico de Roma que Lazio e Milan dão o pontapé de saída da 27.ª jornada da Serie A.

Em jogo grande do calcio, as duas equipas chegam a este encontro num momento pouco abonatório de forma e com o sentimento de minicrise a dominar até ao apito inicial. A última vitória do Milan, para a Serie A, remonta ao passado dia 11 de fevereiro, quando venceu, em San Siro, o campeão Napoli, por 1-0. Desde então, os rossoneri caíram com estrondo em Monza (2-4) e deixaram-se empatar a um golo frente à Atalanta, com Rafael Leão a fazer o golo único para o conjunto da casa.

Tendo marcado no último encontro, o nome do internacional português permanece na boca dos adeptos e do próprio Stefano Pioli, que lhe deixou rasgados elogios na antevisão do jogo.

A presente temporada da Lazio tem sido marcada por altos e baixos e o oitavo lugar, posição que não garante lugar nas competições europeias, é um reflexo disso mesmo. Se uma surpreendente vitória com o Bayern (1-0) podia ter alavancado os comandados de Sarri para um ciclo de bons resultados, a verdade é que só conseguiram vencer um-diante do Torino (2-0)- dos três jogos seguintes. Na última jornada, perderam com a Fiorentina, seu rival direto pela Europa.

Com 10 derrotas já registadas só para o campeonato, os biancocelesti querem evitar a todo o custo deslocar-se ao terreno do Bayern com novo desaire interno.

Embora o próprio Pioli admita que o Milan está fora das contas do título, isto não invalida que não seja mais um grande espetáculo, na qual uma vitória pode significar um importante passo rumo às competições europeias, em 2024/2025.

 Este é o jogo nº 164 entre as duas equipas na Serie A e o 82 a realizar-se no Olímpico de Roma. No duelo entre biancocelesti e rossoneri, em Roma, para o campeonato, o Milan (23) leva uma ligeira vantagem de uma vitória perante a Lazio (22), todavia o empate é o resultado mais comum, tendo este sido registado em 36 ocasiões.

A última vitória milanesa por terras romanas remonta à época de 2021/2022, temporada em que venceu o scudetto, com o resultado a ficar em 2-1. Giroud, autor do primeiro golo, é esperado que permaneça no onze titular, podendo Pioli pedir-lhe que repita o feito.

Contudo, a deslocação ao Olímpico é um jogo de má memória recente para o Milan, pois, na temporada passada, acabou por ser goleado, por 4-0. Milinkovic-Savic (4’), agora no Al Hilal, Zaccagni (38’), Luís Alberto (67’) e Felipe Anderson (75) foram os rostos da goleada ao então campeão italiano.

Na primeira volta, o Milan derrotou a Lazio, por 2-0, com golos de Pulisic (60) e Okafor (88).

A poucas horas do arranque do encontro, é certo que Patric e Rovella são baixas da Lazio, por lesão. No lado do Milan, Pobega, lesionado, e Jovic, suspenso, não vão a jogo, com Mattia Caldara a permanecer em dúvida.