Lazio-Bayern e PSG-Real Sociedad: futebol requintado em noite europeia
Fotomontagem, Lazio-Bayern, Liga dos Campeões em ação. Foto: IMAGO/Sven Simon

Antevisão Lazio-Bayern e PSG-Real Sociedad: futebol requintado em noite europeia

INTERNACIONAL14.02.202408:00

Primeira mão dos oitavos de final continua esta noite, com quatro equipas que, embora com estilos diferentes, procuram jogar bom futebol

A Liga dos Campeões está de volta esta semana, após cerca de dois meses de pausa. A primeira mão dos oitavos de final arrancou na terça-feira, e espera-se mais futebol magia esta noite, a partir das 20 horas. Lazio prepara-se para enfrentar Bayern Munique, ao passo que PSG irá medir forças com a equipa sensação da fase de grupos, Real Sociedad. Dois encontros e quatro equipas com uma proposta de jogo positiva, que dá primazia a um transporte de bola limpo, com bastante chegada à área adversária. Os fãs do desporto agradecem.

Troféu da Liga dos Campeões. Foto: ASF /SÉRGIO MIGUEL SANTOS

Lazio - Bayern Munique

Os biancocelesti recebem os gigantes alemães no Estádio Olímpico de Roma, e vão tentar capitalizar a época mais aquém que o Bayern tem vindo a realizar. As duas equipas defrontaram-se em duas ocasiões, ambas para a Liga dos Campeões, com os alemães a saírem 100% vitoriosos.

Em segundo lugar na Bundesliga, com 50 pontos, a equipa comandada por Thomas Tuchel pode ver o campeonato alemão escapar-lhe 11 anos depois. Para isso, muito tem contribuído a época estratosférica que o Bayer Leverkusen tem vindo a protagonizar, com Xabi Alonso ao leme. Os farmacêuticos derrotaram os bávaros no passado 10 de fevereiro, impondo a terceira derrota nos últimos dez jogos aos campeões alemães. 

Não obstante o registo entre fronteiras germânicas, Bayern vem de uma fase de grupos praticamente imaculada, tendo acabado em primeiro lugar no grupo A, com cinco vitórias e apenas um empate, frente ao Copenhaga, em casa. 

A figura da equipa: Harry Kane. O avançado inglês está a realizar uma época de grande nível, como é seu apanágio, e soma 28 golos e oito assistências em 28 jogos pelo clube de Munique (quatro golos e três assistências na Liga dos Campeões). Se a turma de Sarri conseguir travar o ponta de lança contratado ao Tottenham, estará mais perto de garantir um resultado histórico.

Por outro lado, a Lazio quererá frustrar as pretensões dos bávaros e seguir para os quartos de final. Os biancazzurri ocupam atualmente o oitavo lugar da Serie A, com 37 pontos, mas esperam poder deixar melhor imagem na competição milionária.

A equipa treinada por Maurizio Sarri acabou em segundo lugar do grupo E, com 10 pontos, tendo logrado um empate em casa contra o Atlético Madrid, uma derrota no Estádio Metropolitano e outro desaire contra o Feyenoord, fora.

Com seis vitórias, três derrotas e um empate nos últimos dez jogos, os italianos têm registado uma forma intermitente, mas Sarri não abdica do seu futebol vertical.

A figura da equipa: Ciro Immobile. O avançado de 33 anos é o goleador de serviço dos italianos, contando com nove golos e sete assistências esta época (três golos na Liga dos Campeões). 

PSG - Real Sociedad

No outro jogo da noite, PSG recebe a Real Sociedad no Parque dos Príncipes. Será a primeira que as duas equipas se enfrentam, pelo que o fantasma das estatísticas não pode assombrar nenhum dos conjuntos.

As duas equipas chegam a este encontro em momentos bastante diferentes. O clube de Paris ocupa o primeiro lugar da Ligue 1, com 50 pontos (11 de avanço), e vai na melhor série de resultados da época: são já 16 jogos sem conhecer o sabor da derrota, com apenas quatro empates na sequência e três vitórias nos últimos três jogos.

A última derrota dos franceses aconteceu precisamente na liga milionária, em Itália, frente ao Milan. Os parisienses realizaram uma fase de grupos atribulada, sendo que a dada altura pareciam mesmo fora da competição. Num grupo com Dortmund, Milan e Newcastle, o melhor que a equipa treinada por Luis Enrique conseguiu foi acabar em segundo lugar, com oito pontos.

A figura da equipa: Kylian Mbappé. Considerado por muitos o melhor jogador do mundo, o avançado francês está a realizar outra época de classe mundial, tendo já 30 golos e sete assistências em 29 jogos pelo clube (três golos na Liga dos Campeões). Se embalar em velocidade, o número sete dos parisienses pode fazer estragos aos bascos.

A Real Sociedad, por sua vez, espera continuar a fazer história e ultrapassar o PSG de forma a chegar aos quartos de final da competição. Os bascos já deram cartas na fase de grupos, tendo terminado em primeiro lugar no Grupo D, relegando o Inter para a segunda posição e vulgarizando o Benfica em San Sebastian.

No entanto, a equipa comandada por Imanol Alguacil encontra-se numa forma algo desajustada do que mostrou no início da época: vão em quatro jogos sem vencer, a sua pior série da temporada, e que já resultou na descida de alguns lugares na La Liga (ocupam, atualmente, a sétima posição com 37 pontos).

A figura da equipa: Mikel Oyarzabal. A equipa espanhola vale pelo todo, mas o avançado de 26 anos tem evidenciado uma grande forma, contando com 12 golos e duas assistências esta temporada (dois golos na Liga dos Campeões).