27 maio 2024, 10:47
Grimaldo nos pré-convocados de Espanha para o Euro-2024
‘La roja’ integra o grupo B com Croácia, Itália e Albânia
Jogador do Barcelona falou sobre a sua época de afirmação na Catalunha
Lamine Yamal é um dos grandes talentos da equipa do Barcelona. O avançado de apenas 16 anos impôs-se na primeira equipa dos blaugrana, nesta temporada, e foi uma das figuras dos catalães. Nesta época, o prodígio espanhol realizou 50 jogos, com sete golos e outras tantas assistências.
Fechada a temporada, o internacional espanhol fez um balanço de um ano que não correu de feição ao Barcelona: «Tinha as maiores expectativas, porque no Barça não ganhar nenhum título é algo complicado. Acho que tivemos muitos altos e baixos, especialmente na Liga. Não fomos consistentes. Para ganhar a Liga, a Liga dos Campeões, a Taça do Rei ou Supertaça da Espanha tens que ser consistente e foi isso que nos faltou.»
Yamal falou, ainda, de como lidou com os altos e baixos da temporada e com a pressão vinda de fora: «Na imprensa, num dia és o novo Messi e no dia seguinte dizem que tens de deixar de jogar. Por isso, o melhor é concentrares-te nas tuas coisas e no teu trabalho, e só pensares no que te diz o treinador, que é quem realmente te quer ajudar, e os teus colegas de equipa.»
O futebolista abordou, também, o seu estilo de jogo e relembrou a altura que começou a dar os primeiros pontapés na bola: «Quando se aprende a jogar na rua, acaba-se por ter mais recursos, porque é um futebol mais de rua, sem tantas regras, e isso gera mais traquinice em comparação com alguém que foi treinado numa escola.»
No entanto, reconheceu a importância que a La Masia teve na sua carreira: «Tinha o meu futebol de rua, mas para jogar um jogo inteiro era um pouco desorganizado, corria por todo o campo como um louco. Ensinaram-me a ter mais controlo e uma melhor mentalidade quando jogo.»
Agora, de olhos no Euro, Yamal anteviu a competição, que irá decorrer na Alemanha, e mostrou confiança numa vitória espanhola: «Estamos muito entusiasmados porque, no fim de contas, somos todos muito jovens. Para muitos de nós, é o nosso primeiro Campeonato da Europa. Estou ansioso por jogar pela minha seleção e dar tudo por tudo. Epero ganhá-la.»
27 maio 2024, 10:47
‘La roja’ integra o grupo B com Croácia, Itália e Albânia