Lamine Yamal é o mais jovem de sempre a jogar num Europeu
Lamine Yamal num duelo com Gvardiol no Espanha-Croácia (Imago)

Lamine Yamal é o mais jovem de sempre a jogar num Europeu

INTERNACIONAL15.06.202417:36

Extremo do Barcelona quebra o recorde de Kozlowski, a praticamente um mês de fazer 17 anos

Incluído nos 26 convocados da Espanha por Luis de la Fuente, era apenas uma questão de tempo até Lamine Yamal quebrar mais um recorde.

O extremo do Barcelona foi titular logo no primeiro jogo frente à Croácia e tornou-se assim no jogador mais jovem de sempre a participar numa fase final de um Europeu (e a fazer uma assistência).

A praticamente apenas um mês de fazer 17 anos (13 de julho), o espanhol quebrou o recorde de Kozlowski, que se estreou no último Campeonato da Europa com 17 anos, 8 meses e 3 dias.

Nesta lista não está nenhum português, apesar de Renato Sanches ter estado perto de a integrar, em 2016, mas nesta edição do torneio há dois nos 10 mais jovens: João Neves, em terceiro, e António Silva, em nono. Destaque ainda para Debast, reforço do Sporting, que fecha a lista.

Referir ainda que a diferença entre Modric e Yamal, ambos em campo, é de 21 anos e 307 dias, a maior registada entre dois adversários numa partida de um Europeu, quebrando o registo de Renato Sanches com Kiraly, no Euro 2016 (21 anos e 139 dias).