La Liga: Barcelona quer subir na tabela com Félix de regresso
João Félix entrou nos minutos finais do Nápoles-Barcelona (Imago)

ANTEVISÃO La Liga: Barcelona quer subir na tabela com Félix de regresso

INTERNACIONAL24.02.202408:00

Catalães podem ultrapassar o Girona e chegar ao segundo lugar do campeonato, onde estiveram brevemente no início da temporada

Apesar de estar a passar por uns momentos de dificuldade, o Barcelona aproximou-se do Girona, que só somou um ponto nos últimos três jogos: perderam com o Athletic Bilbao (3-2), com o Real Madrid (4-0) e empataram ainda com a Real Sociedad (0-0), em casa.

Os catalães recebem o Getafe, em jogo da 26.ª jornada da La Liga, sendo que, na primeira volta, empataram a zero. Nessa partida Raphinha foi expulso ainda na primeira parte, com Xavi a também ver um cartão vermelho direto, já na segunda, por protestos com a equipa de arbitragem.

Desde a pesada derrota com o Villarreal (3-5), o Barça vem de três vitórias (Osasuna, Alavés e Celta de Vigo) e um empate com o Granada, nos últimos quatro encontros, recuperando assim vários pontos para o segundo classificado da liga, estando agora a apenas dois.

Já a equipa de Bordalás só perdeu um jogo nos últimos cinco, duas vitórias (Celta de Vigo e Granada, em casa), dois empates (Villarreal e Bétis, fora) e uma derrota com o Real Madrid (0-2).

João Félix, que se lesionou no treino após esse confronto com a equipa de Gonçalo Guedes, regressou aos relvados, esta quarta-feira, para jogar os últimos minutos com o Nápoles.

No entanto, o português deverá continuar no banco de suplentes, mas será novamente opção para mexer com o jogo, na segunda parte. Já Cancelo deve manter a titularidade e do lado dos forasteiros, Domingos Duarte continuará no banco.

Barcelona

Onze provável: Ter Stegen (C); Koundé; Araújo; Martínez: Cancelo; Christensen; De Jong; Pedri; Gundogan; Yamal e Lewandowski

Lesionados: Alonso; Baldé; Gavi; Ferrán Torres;

Getafe

Onze provável: Soria; Iglesias; Djené (C); Alderete; Diego Rico; Maksimovic; Luis Milla; Carles Aleñá; Greenwood; Mata e Mayoral

Lesionados: Arambarri e Jordi Martin

Em antevisão ao encontro, Xavi assegurou que vai continuar a lutar pelo campeonato, até não ser matematicamente possível, embora saiba que vai ser muito complicado. O técnico ainda elogiou a equipa de José Bordalás, que considera ser muito agressiva, no bom sentido da palavra, e que tem tido bons resultados ultimamente.

Já o Atlético Madrid, quarto classificado a três pontos da equipa de Xavi, vai ao terreno do Almería, de Luís Maximiano, que ainda não venceu um jogo para o campeonato, esta temporada (oito empates e 15 derrotas).

Apesar de estarem razoavelmente bem no campeonato, os colchoneros só venceram um dos últimos cinco jogos, para todas as competições: goleada ao Las Palmas (5-0). De resto empataram no Santiago Bernabéu (1-1), mas perderam com Sevilha, para a liga, com o Athletic Bilbao, na primeira mão das meias-finais da Taça do Rei, e, recentemente, (também) a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, frente ao Inter, todos por 1-0.

Nos 12 jogos, em casa para o campeonato, a equipa do guarda-redes português tem seis empates e seis derrotas, mas precisa de muito mais para sonhar em continuar na principal divisão espanhola, na próxima época: estão a 12 pontos do primeiro lugar fora da zona de descida, ocupado pelo Celta de Vigo.

No outro jogo deste sábado, o Alavés recebe o Maiorca, duas equipas que também lutam pela manutenção, mas que estão numa posição muito mais tranquila: a equipa da casa está na 13.ª posição, com 28 pontos, e os forasteiros em 16.º, com 23.

Os visitados acumularam mais pontos que os visitantes, nestes últimos encontros, e vêm de dois empates consecutivos, em casa com o Villarreal (1-1) e fora com o Bétis (0-0), enquanto o seu adversário (de sábado) deixou escapar um ponto na última partida, com a Real Sociedad (1-2), nos descontos.

Por fim, o jogo do Granada com o Valência, que estava marcado para as 15h30, foi adiado por causa de um grande incêndio, que fez quatro mortos e 15 feridos, em Valência. Foi o clube de André Almeida e Thierry Correia que pediu esse adiamento, imediatamente concedido.