Justo estreou-se na Liga… e o Casa Pia ganhou
Samuel Justo não esquecerá os últimos minutos da deslocação do Casa Pia a Arouca: cumpriu a estreia na Liga aos 89 minutos e viu os gansos alcançarem a vitória com um golo aos 90+2’
Samuel Justo viveu este domingo minutos marcantes - seis no total - na sua ainda curta carreira profissional, tendo nesse curto espaço de tempo alcançado a estreia absoluta na Liga principal e ainda tido tempo para…celebrar a vitória do Casa Pia em posição absolutamente privilegiada.
O camisola 96 dos gansos foi lançado no jogo ante o Arouca aos 89 minutos, quando ainda se registava um empate a zero que ameaçava manter-se até que Pablo Roberto cruzou com precisão para o desvio certeiro de Felippe Cardoso, que precipitou a celebração da equipa lisboeta pela conquista de um triunfo fora de horas.
Justo não participou ativamente no lance, mas a sua posição próxima permitiu-lhe até que fosse o primeiro a chegar até Felippe Cardoso para festejar o golo conseguido, que materializou uma estreia de sucesso para o jovem português e o primeiro passo num percurso no qual espera somar minutos para retornar ao Sporting, que o emprestou até ao final da época para ganhar experiência num contexto de alto nível como o clube de Pina Manique.
A utilização do médio ofensivo indicia que poderá representar aposta num curto espaço de tempo, visto que não conta ainda muito tempo de trabalho às ordens de Filipe Martins já que, recorde-se, esteve integrado na Seleção Nacional sub-20 e apenas regressou nos dias imediatamente antecedentes à complicada – e bem-sucedida – deslocação à Serra de Freita, local onde o Casa Pia nunca antes havia vencido.
Depois de alcançar a estreia absoluta no primeiro escalão, o criativo de 19 anos ambiciona intrometer-se na luta pela titularidade, podendo beneficiar da indefinição ainda existente pelo lugar na ala esquerda do ataque, para a qual Filipe Martins anunciou, na véspera do encontro, Fernando Andrade e Jajá como as opções imediatas.
No entanto, nenhum dos dois mostrou ainda ter-se fixado no lugar: o primeiro, ex-FC Porto, foi titular mas não brilhou, tendo sido substituído pouco após a passagem da hora de jogo. Jajá, por seu turno, saltou a partir do banco e cumpriu pouco mais de vinte minutos, podendo também representar alternativa para a direita. Assim, abre-se espaço para a afirmação de Samuel Justo, que passa agora a disputar com os dois brasileiros um lugar no onze dos lisboetas.