José Mourinho arrependido: «Foi um erro preferir a Roma a Portugal»
Treinador admitiu que errou ao não aceitar o convite para suceder a Fernando Santos
Antes de Roberto Martínez ter sido o eleito para a sucessão a Fernando Santos, após o Mundial do Catar, no final de 2022, José Mourinho foi o eleito da FPF para o cargo de selecionador. O convite foi feito ao treinador português mas as negociações não chegaram a bom porto, tendo Mourinho preferido continuar na Roma, de onde já saiu, em janeiro deste ano. Numa entrevista à EA Sports coreana, o técnico admitiu o arrependimento pela decisão.
«O mais normal seria eu ter aceitado o convite. Já aconteceu por duas vezes, mas não apareceram no ‘timing’ certo. Neste último convite, deixei a emoção sobrepor-se à razão e decidi ficar na Roma. Foi um erro. Portugal tem uma das melhores equipas do Mundo neste momento, é um grupo incrível, eu sei disso, mas sentia uma grande ligação com a Roma e com os adeptos, daí ter rejeitado», disse, garantindo, porém, que no futuro o cenário será outro.
«Se esse terceira oportunidade chegar, vou aceitá-la e oxalá que a próxima geração de jogadores na seleção portuguesa seja tão boa como esta.»
Na mesma entrevista, José Mourinho falou sobre a passagem pela Roma e, uma vez mais, puxou dos galões para enaltecer o trabalho que fez no emblema italiano.
«As duas finais europeias (Liga Europa, perdida, e Liga Conferência, ganha) foram as mais difíceis da minha carreira. Também a final da Liga Europa com o Manchester United foi muito complicada, foram duas equipas que, quando cheguei, estavam numa situação muito complicada. Alguns treinadores são mais espertos do que eu e escolhem os desafios ideais, as melhores condições para terem sucesso. Protegem-se a eles mesmos. Eu gosto de desafios, mesmo que se tornem injustos para mim porque não podem esperar que vença títulos quando a minha equipa não é a mais forte», atirou o treinador.