Jorge Silas (UD Leiria): «Como se está 4 ou 5 minutos para reverter decisão quando não há VAR?»
Treinador da UD Leiria também ficou incrédulo com a reversão do castigo máximo, ainda por cima numa partida em que não houve vídeoárbitro; técnico está feliz com este regresso ao clube e agora só quer trabalhar para melhorar os resultados
Jorge Silas, treinador da UD Leiria, assumiu o cargo há poucos dias e confessou que ainda não teve tempo para implementar de forma consistente as suas ideias. O técnico ainda analisou o lance polémico, em que o árbitro reverteu um penálti, dizendo igualmente que ninguém lhe deu qualquer explicação. Silas está feliz com o regresso a uma casa que conhece muito bem e espera ajudar o clube a melhorar os resultados.
Que análise faz ao jogo e também ao lance polémico em que é marcado penálti e depois revertido?
- Primeiro uma palavra para agradecer aos nossos adeptos. Sabíamos que ia ser um jogo complicado, frente a uma grande equipa, com um andamento muito alto, até pelos muitos jogos na Liga Conferência. Uma pena não virmos aqui daqui a umas semanas, porque ainda não consegui implementar as minhas ideias. Conseguimos estar dentro do jogo e depois acontece aquele lance, independentemente de haver ou não penálti, como se está quatro ou cinco minutos para reverter uma decisão, quando não há VAR. Depois veio o segundo golo. Depois conseguimos reagir, também trabalho dos nossos jogadores. Repito, é uma pena termos vindo aqui agora e não daqui a mais algumas semanas.
Árbitro deu explicação para esse lance?
- Disseram que o que importa é a verdade desportiva. O que sei é que marcaram e depois voltaram atrás. Não me explicaram nada.
Primeiro jogo no comando técnico e muda logo o sistema. É assim que vai apresentar-se nas próximas partidas?
- Não olhamos muito o sistema, mas mais para conceitos que achamos que são importantes. Hoje jogou o Resende, mas podemos voltar a mudar e colocar a linha de cinco atrás. Colocamos mais gente no meio para tentarmos tirar a bola ao V. Guimarães. Queríamos equilibrar o jogo nesse sentido. Faltou um pouco mais de profundidade na primeira parte. Na segunda já conseguimos, até causamos algumas situações de perigo. Mas, mais importante que a estrutura são os conceitos que vamos querer implementar e daqui para a frente vamos trabalhar nesse aspeto.
Como foi esta primeira semana de regresso à UD Leiria?
- Semana especial. É a terceira vez que estou no clube, depois das minhas passagens como jogador. Era um dos clubes que sabia que ia treinar um dia. Sabemos que ainda temos muito para trabalhar. Mas, estou contente com a resposta dos jogadores. Chegar aqui e discutir o resultado com o Vitória demonstra bons princípios. Pensei que íamos fazer golo no penálti e se assim fosse tudo podia acontecer.