Jorge Jesus e Luís Castro, qual de vós desempata isto?
Fotos Al Hilal e Al Nassr

Jorge Jesus e Luís Castro, qual de vós desempata isto?

INTERNACIONAL01.12.202307:30

Treinadores portugueses de Al Hilal e Al Nassr defrontam-se esta sexta-feira pela 12.ª vez na carreira; nas 11 anteriores, o equilíbrio é total: 4 vitórias para Jesus, 4 para Castro e 3 empates entre ambos; servirá o dérbi de Riade para desempatar?

Jorge Jesus (Al Hilal) e Luís Castro (Al Nassr) vão defrontar-se pela 12.ª vez na carreira e a hora é de… desempatar o equilíbrio existente nos confrontos diretos entre os dois: nos 11 anteriores, registam-se quatro vitórias para JJ, quatro para Castro e três igualdades.

A única Liga onde se defrontaram, antes do primeiro encontro em solo árabe realizado a 12 de agosto e que sorriu a Luís Castro (Taça dos Campeões Árabes, vitória na final do Al Nassr sobre o Al Hilal por 2-1, com bis de CR7), foi a portuguesa. 

José Castro no Penafiel em 2004/2005 (ASF)

Dez duelos no total em solo lusitano, sempre na Liga principal ou nas taças (de Portugal e da Liga), e com raízes estabelecidas há quase duas décadas, estava Castro no Penafiel e JJ no Moreirense. Resultado do encontro da 28.ª jornada da época 2004/2005: 1-0, triunfo penafidelense. Já com Jesus no UD Leiria, seguir-se-iam dois empates na época seguinte entre os dois técnicos, ambos por 1-1.

Jorge Jesus no Moreirense, no dia em que defrontou pela primeira vez Luís Castro (ASF)

E foi preciso esperar oito anos para voltar a vê-los frente, agora num grande palco: Jesus no Benfica, Castro no FC Porto. Defrontaram-se quatro vezes entre março e maio de 2014, duas para a Taça de Portugal, as duas mãos das meias-finais com vitória azul e branca numa (1-0) e encarnada na outra (3-1); depois uma para a meia-final da Taça da Liga (0-0, com as águias a levarem a melhor nos penáltis, que venceram por 4-3); e, por fim, para o Campeonato, com triunfo dos dragões por 2-1.

Foi já com JJ no Sporting que voltariam a encontrar-se três vezes, sempre com vitórias leoninas, uma com Castro no Rio Ave (1-0) e duas com o técnico no Chaves (5-1 e 2-1). 

Segue-se o 12.º capítulo: Al Hilal contra Al Nassr.