Jorge Jesus atira-se ao VAR

Fenerbahçe Jorge Jesus atira-se ao VAR

INTERNACIONAL04.05.202301:10

O que começou com um abraço ao treinador do Sivassport, Riza Çalimbay, antes do pontapé de saída, acabou com Jorge Jesus, treinador do Fenerbahçe, a atirar-se à arbitragem, em conferência de Imprensa, depois do empate a zero na primeira mão da meia-final da Taça da Turquia.

O técnico português queixou-se, com razão, de um penálti que ficou por assinalar por derrube do guarda-redes Yildirim sobre Joshua King, aos 90+3 minutos. E que poderia dar vantagem à equipa de Istambul, que recebe o Sivassport para decidir a eliminatória entre 23 e 25 deste mês.

Quatro dias depois de ter vencido o Sivasspor para o campeonato (3-1), o Fenerbahçe voltou ao terreno do adversário para discutir a qualificação à final da Taça. E, depois do cumprimento ao treinador adversário, Jesus até foi obrigado a trocar de roupa. Por ordem da equipa de arbitragem teve de trocar o casaco azul sem mangas por uma camisola amarela para  não ser confundido, na linha lateral, por um jogador do Fenerbahçe.

Depois do pontapé de saída o Fenerbahçe foi a melhor equipa e construiu oportunidades suficientes para regressar a casa com um triunfo - João Pedro não encostou por pouco um cruzamento de Luan Peres (3’), Ferdi disparou na área para boa defesa de Yildirim (8), Kahveci num cabeceamento obrigou o guarda-redes adversário a nova grande defesa (11), o mesmo Kahveci disparou com perigo ao lado do poste esquerdo (45+2), Hakan Yandas ameaçou de fora da área (60). E foi já na compensação que Joshua King, lançado por Kadioglu, foi derrubado por Yildirim.

«Antes de falar do jogo, técnica e taticamente, quero falar daquilo que é o VAR em todo o mundo. Entendo que o árbitro não pudesse ter visto o lance, estava atrás da bola, do Joshua King, e não viu como o guarda-redes faz penálti. Agora, o VAR? O VAR não vê que aquilo é penálti? Não costumo falar em árbitros, mas hoje [ontem] é impossível estar calado, porque não compreendo como 3/4 árbitros, numa situação privilegiada, não veem. Já vi três ou quatro vezes o lance e o VAR não consegue ver? Porquê? Porque não quer!», disparou Jesus.


«O jogo foi bem disputado. Fomos a única equipa com oportunidades de golo, o nosso adversário rematou uma vez. Estivemos muito fortes defensivamente. Agora, vamos disputar segundo jogo com os nossos adeptos a ajudar, sempre com muito respeito pelo adversário», acrescentou sobre a partida, revelando ainda que o avançado Enner Valencia regressará no próximo jogo, domingo, fora, com o Giresunspor.

Basaksehir e Ankaraguçu jogam hoje a primeira mão da outra meia-final.