Jogava nos regionais e trabalhava numa loja, quando os jogos eram fora...tinha de pedir folga
Marco Grull conta com cinco internacionalizações pela seleção austríaca (IMAGO)
Foto: IMAGO

CROMO DO EURO Jogava nos regionais e trabalhava numa loja, quando os jogos eram fora...tinha de pedir folga

INTERNACIONAL02.07.202407:00

Marco Grull está hoje ao serviço da seleção austríaca no Euro 2024, depois de ter começado a jogar nos campeonatos regionais do país

Marco Grull é um dos poucos jogadores atuais que não se formou numa academia. Em vez disso, o avançado austríaco de 25 anos lutou desde a terceira divisão do seu país até chegar aos campeonatos profissionais e à sua seleção.

«No campeonato regional, joguei com antigos profissionais e aí aprendes as coisas de maneira diferente do que numa academia», lembrou Marco Grull.

Nessa altura, enquanto atuava no modesto TSV St. Johann, além de jogar futebol, trabalhava numa loja de desporto e quando os jogos eram fora, precisava de pedir folga ao patrão.

As boas exibições nos escalões inferiores da Áustria valeram-lhe o salto para o SV Ried, da segunda divisão. Em 2020, o clube austríaco conquistou a promoção para o principal escalão do país e, logo na primeira época na Bundesliga austríaca, destacou-se com 11 golos na competição, com o Ried a alcançar um surpreendente terceiro lugar.

Esteve três temporadas ao serviço do SV Ried (IMAGO)

Transferiu-se para o Rapid Wien e nas últimas três temporadas, participou em 132 jogos, somando 46 golos e 25 assistências. Estreou-se pela seleção austríaca em 2021, num jogo de qualificação para o Mundial 2022, frente à Dinamarca.

Marco Grull no Rapid Wien (IMAGO)

Este ano, esteve envolvido numa polémica depois de ter sido filmado a entoar um cântico homofóbico, após um triunfo no dérbi frente ao Wiener Austria, tendo sido, inclusivamente, afastado da seleção.

Marco Grull conta com cinco internacionalizações pela seleção austríaca (IMAGO)

Ainda assim, foi chamado por Ralf Rangnick para representar a Áustria no Euro 2024 e, após a competição, já sabe que irá rumar ao Werder Bremen, da Alemanha.

Sem nenhum minuto disputado no Europeu até ao momento, Marco Grull espera fazer a sua estreia na competição, esta terça-feira, frente à Turquia, nos oitavos de final do torneio.

Este artigo partiu do perfil de Marco Grull que A BOLA publicou no âmbito da Guardian Experts’ Network, uma rede de troca de conteúdos liderada pelo conceituado jornal inglês, e que inclui meios de comunicação social de vários países representados no torneio.

0