«Jogar pelo seguro» e a «melhor solução» - razões que colocam Tomás Araújo de prevenção

Paulo Madeira e Ricardo Esteves olham para quem pode jogar como lateral-direito do Benfica se Bah não recuperar para o clássico

O lateral-direito Alexander Bah, com um edema na coxa direita, falhou o jogo da Champions com o Bayern em Munique e está em dúvida para o desafio com o FC Porto.

Na Alemanha, Bruno Lage colocou Kaboré na posição, mas numa tática com três centrais. A alternativa — além do jovem Leandro Santos da equipa B, que tem trabalhado com o plantel — será Tomás Araújo, central que já jogou como lateral-direito frente ao Boavista (3-0) e Gil Vicente (5-1).

«Este é um jogo importantíssimo para as duas equipas…», alerta Paulo Madeira, antigo central dos encarnados. Lembra que Tomás Araújo «tem estado muito bem com Otamendi» ao centro, mas já desempenhou, «igualmente bem», as funções de lateral. Olhando para o jogo com o Bayern, Paulo Madeira acredita que a titularidade de António Silva possa também esconder uma «intenção de lhe dar minutos» para o clássico.

Paulo Madeira (à esquerda), antigo defesa.central do Benfica (Foto: Miguel Nunes)

Paulo Madeira diz que Kaboré ainda «não se afirmou», mas não vê que tenha «feito um mau jogo» na Alemanha, porém, na eventualidade de Bah não estar, a aposta dele seria outra: «Este é um jogo muito importante, não se pode arriscar e jogaria pelo seguro. Vendo de fora, não acompanhando os treinos, se realmente Bah não recuperar, veria com bons olhos Tomás Araújo a jogar na direita.»

Desta opinião partilha Ricardo Esteves, antigo lateral-direito das águias, que foi muito claro na análise. «Se Bah não estiver bem, para jogar, para o Benfica ficar mais equilibrado, penso que o Tomás deverá ser o titular. Já jogou nessa posição e esteve bem, não é ofensivo, mas o Benfica ganharia solidez defensiva. Provavelmente por esse flanco surgirá Galeno, um jogador muito rápido e perigoso, Tomás Araújo seria, na minha opinião a melhor solução; embora ele esteja a ser o melhor central.»

Ricardo Esteves, antigo lateral-direito do Benfica (Foto: Ricardo Esteves/Instagram)

O antigo lateral-direito vê numa dupla formada por Otamendi e António Silva «rotinas» que oferecem «garantias», viabilizando Tomás Araújo como a melhor alternativa no caso de Bah não recuperar.

O burquinês Issa Kaboré, alternativa de raiz para Bah, não estará, defende Ricardo Esteves, preparado para este jogo: «Das vezes que jogou não esteve bem, pode ser uma questão normal de adaptação, ainda de alguma falta de confiança, que vai adquirindo com o tem,po, mas para um jogo desta importância não seria a minha solução para substituir Bah.»