João Pedro Sousa: «Não merecíamos perder»
Foto Hugo Delgado/LUSA

João Pedro Sousa: «Não merecíamos perder»

NACIONAL18.01.202422:30

Técnico do Famalicão analisou a derrota (1-2) caseira diante do SC Braga

O golo de Álvaro Djaló aos 90+11' foi um soco no estômago para o Famalicão, que deixou escapar a possibilidade de pontuar diante do SC Braga no último suspiro do jogo.

«Independentemente do momento dos golos, podia ter sido nos primeiros cinco minutos, não merecíamos perder, pelo que fizemos no jogo e pelo que conseguimos anular, perante uma equipa muito forte», advogou o treinador dos famalicenses, João Pedro Sousa, afinando pelo mesmo diapasão das críticas à arbitragem deixadas pela SAD do clube no final da partida.

«Parece-me que sim. Não ouvi as declarações do meu presidente, mas subscrevo. Raramente falamos das arbitragens e já expliquei o porquê. Se o meu presidente fala e as coisas mantêm-se na mesma Algo tem de mudar. É importante haver uma reflexão. Já fomos prejudicados várias vezes esta época. Mas o meu papel é perceber, caso houvesse jogo amanhã, o que fazer para melhorar a equipa e obter outro resultado», sublinhou.

João Pedro Sousa explicou ainda as muitas alterações na equipa durante o jogo.

«Mudámos na frente, teve mais a ver com o processo ofensivo e menos com o defensivo. Não houve nada que me levasse a mexer em específico. Agora faria a mesma coisa. Na frente não podíamos parar de ter intensidade quer a atacar, quer a defender. O Chiquinho veio de lesão e não podíamos baixar de intensidade, porque o SC Braga ia castigar. Procuramos reforçar esse setor com jogadores mais frescos e o Dobre com mais bola que o Chiquinho, entrou mais para segurar a bola», justificou, depois de ter estreado o reforço Filipe Soares, chegado há poucos dias.

«Entrou porque achei que o momento do jogo pedia mais segurança. O Gustavo Sá estava a entrar em fadiga. Acredito que precisa de um período curto de adaptação à nossa forma de jogar, mas o Filipe está pronto para ajudar a equipa e cumpriu com o que eu lhe disse», revelou o técnico, que falou ainda sobre a presença de Riccieli na bancada.

«Não sei se há ou não interessados. A decisão foi puramente técnica. Teve algumas semanas parado e integrou o treino há pouquíssimo tempo. temos quatro centrais de enorme qualidade e, mesmo com o Riccieli apto para jogar, optei por colocar a mesma dupla. Nada a ver com situações de mercado», assegurou o técnico, que também abordou a decisão da FIFA sobre as comunicações entre VAR e árbitro:

«A transparência é benéfica para todos. Nesse caso específico, também é necessário incutir cultura desportiva nas pessoas e até mesmo nos treinadores que na semana passada levei um amarelo que ainda não percebi. É importante esclarecer e que expliquem porque tomaram as decisões. Já existe noutras modalidades e acho que bem feito.»