João Muniz reserva lugar na equipa principal do Sporting
João Muniz deixa o Sporting para ganhar experiência no Rio Ave (SPORTING CP)

João Muniz reserva lugar na equipa principal do Sporting

NACIONAL08.07.202419:49

Defesa-central de 19 anos chamado para a pré-temporada tem lugar garantido no conjunto de Rúben Amorim. Esquerdino, é visto como um dos sucessores naturais de Gonçalo Inácio. Treinador não o deixou sair para a Alemanha em janeiro

Nesta pré-temporada, como habitualmente acontece, Rúben Amorim chamou jovens da formação ao convívio dos grandes. João Muniz foi um deles, central de 19 anos que já trabalhou na equipa principal na temporada passada embora sem jogos pelos maiores. Agora, alguns estão em testes para definir o futuro mas Muniz não: apurou A BOLA que tem lugar garantido no plantel principal, vai lutar para poder ser alternativa a Gonçalo Inácio no lado esquerdo do trio defensivo – se o internacional português não sair, embora muito assediado…

Diego Callai, Diogo Pinto e Francisco Silva são os jovens guarda-redes que mostram o que valem neste arranque de temporada em Alcochete, do próximo dia 13 a dia 24 no Algarve, no estágio de Lagos. Diogo Travassos, Dário Essugo, Geovany Quenda, Afonso Moreira, Rodrigo Ribeiro e Rafael Nel também estão a ser observados, uns continuarão a trabalhar mais perto das equipas B e de sub-23, outros podem ser cedidos para ganhar outro ritmo e outros ainda podem agarrar a oportunidade. João Muniz já a justificou com o que mostrou na época passada e com isso a confiança de Rúben Amorim.

Na reta final do passado mercado de inverno, janela sempre aberta em janeiro, houve um clube da Bundesliga, a principal liga da Alemanha, que tentou levar o jovem central de Alvalade. Sabe-se agora que era o Leverkuzen, campeão alemão que queria começar a trabalhar o português. Porém, o negócio não avançou porque o treinador segurou o jogador que chamara à equipa principal no verão e porque no Sporting o esquerdino é visto como sucessor natural de Gonçalo Inácio – não foi por acaso que o técnico o quis logo na pré-época de 2023, vetando a ida do jogador ao Europeu de sub-19.

João Muniz em ação nesta pré-época na Academia de Alcochete

Um negócio que superava os 10 milhões de euros era o que estava em cima da mesa. Mas tudo terminou logo à nascença e assim o jogador continuou de leão ao peito, a treinar-se regularmente com o plantel principal mas a jogar sobretudo na equipa B – terminou a temporada 2024/2015 com 18 jogos e ainda um nos sub-23.

João Muniz tem contrato com o Sporting válido até junho de 2028. Está nos leões desde a temporada 2019/2020, altura em que chegou à Academia de Alcochete para jogar nos sub-14. Quer agora cumprir o sonho de jogar na equipa principal.