João Mário quer sair do Besiktas e tem interessados na Arábia Saudita

Situação do português no gigante de Istambul é muito complicada e turcos já procuram solução para se libertarem do ex-Benfica

Contratado ao Benfica perto do final do mercado de transferências de verão, João Mário chegou ao Besiktas com pompa e circunstância, mas o passar dos meses no emblema turco foi tudo menos simpático para o médio português, que perdeu o estatuto de titular indiscutível e foi o motivo de muitas críticas pelo menor rendimento mostrado em campo. Nos últimos cinco jogos da equipa, por exemplo, o médio foi titular apenas numa vez e saiu ao intervalo nesse encontro com o Maccabi Telavive, da Liga Europa.

A situação não agrada a nenhuma das partes, e o médio já terá interessados na Arábia Saudita, estando disposto a abraçar a aventura no Médio Oriente para encerrar o capítulo mal sucedido na Turquia. De recordar, em todo o caso, que João Mário já jogou por dois clubes esta época (ainda fez dois jogos pelo Benfica no início da época), pelo que só pode representar um terceiro emblema se for de um país com calendário desportivo diferente.

Como A BOLA revelou em exclusivo na altura, o negócio que levou o antigo internacional português para o clube onde também jogam Gedson Fernandes e Rafa Silva, também eles antigos jogadores do Benfica, foi feito a título de empréstimo, com cláusula de compra obrigatória no final da temporada por parte das águias negras. No fim desse empréstimo, a 30 de junho do próximo ano, João Mário deveria, então, assinar contrato de mais duas temporadas com a equipa turca, o que muito dificilmente será realidade.

Assim, e apesar de o Besiktas rapidamente ter anuído ao pedido de João Mário, que tem um dos salários mais altos do plantel, ainda que longe dos valores de Rafa ou Ciro Immobile, por exemplo, o problema reside nessa cláusula, de cerca de três milhões de euros, que terá de ser paga ao Benfica.

Para que o negócio tinha pernas para andar, os turcos terão de encontrar um clube interessado em colocar na mesa esse valor para ser pago aos encarnados, abrindo-se, caso isso venha a acontecer, caminho à rescisão precoce com João Mário. O Al Shabab, ainda orientado por Vítor Pereira (o português está de malas feitas para o Wolverhampton), já manifestou interesse em João Mário, sendo certo que três milhões de euros não deverão ser entrave para qualquer clube saudita.