João Mário: «É possível ganhar tudo»
João Mário médio do Benfica. Foto: Miguel Nunes/ASF

João Mário: «É possível ganhar tudo»

NACIONAL22.01.202414:55

Médio do Benfica ambicioso antes da meia-final da Taça da Liga; sente a equipa capaz de ganhar este troféu e não só; em entrevista à Liga TV partilha também que a vitória na prova reforçaria a confiança para o resto da época

— Qual a análise que faz ao desempenho da equipa até esta fase?

— É o segundo troféu que vamos disputar esta época, sentíamos que tínhamos essa obrigação e a equipa esteve muito bem nos dois jogos que fez.

Benfica tem feito uma excelente época, está a um ponto do primeiro lugar no campeonato, está em quatro competições, quais são as vossas ambições para a Taça da Liga?

— As expectativas neste clube é jogar para vencer todos os troféus. Começámos a época muito bem na Supertaça [vitória sobre o FC Porto], temos a Liga Europa, o campeonato, a Taça da Liga e estamos na Taça de Portugal. Este troféu é importante. Vai disputar-se numa semana, temos um primeiro jogo com o Estoril, equipa que está muito bem e respeitamos muito. A ambição é clara: vencer este troféu, porque é o próximo.

— Depois da fase de grupos, o que muda na abordagem aos jogos a eliminar?

— É sempre diferente quando jogamos uma competição eliminar, sabemos que só temos uma oportunidade. O campeonato, é uma prova muito mais longa, temos tempo para errar, enquanto neste tipo de jogos não podemos errar. A equipa tem a maturidade suficiente para saber que a meia-final é um jogo fundamental, portanto vamos entrar com a maior seriedade, tentar vencer o Estoril e depois disputar a final.

— Qual a importância da Taça da Liga

— É uma Taça interessante. Numa altura em que se fala no número de jogo que temos, o formato é adequado, justo, disputarmos dois jogos e depois meia-final e final é importante porque não se pode adicionar mais jogos aos que temos. A Taça da Liga é perfeita para isso. É um título, o que é sempre importante. Para nós que jogamos, ter oportunidade de ganhar um troféu em quatro jogos é ótimo. E no Benfica é um troféu que não conquistamos há algum tempo que queremos dar esta alegria [aos adeptos].

- Benfica é o clube que mais vezes ganhou o troféu. Isso altera a forma como veem a final four?

— Não. O Benfica já ganhou muitas vezes este troféu, mas o nosso grupo nunca conquistou, portanto é um objetivo grande. Queremos muito ganhar, é uma ambição grande, é um troféu que o clube não conquista há algum tempo. Somos cobrados hoje, tudo o que é passado é passado e temos a ambição de conquistar este troféu agora.

Vão jogar contra o Estoril, equipa jovem e com ambição. Quais as principais dificuldades que vão encontrar?

— Tivemos um jogo fora muito difícil com o Estoril, já derrotou algumas equipas importantes esta época, portanto tem todo o nosso respeito. Joga muito bem e temos de ser sérios e respeitar a qualidade individual e coletiva do Estoril. Tenho a certeza de que será um bom jogo, porque o Estoril é uma equipa que também tenta jogar, como nós, estamos preparados para fazer um jogo sério e chegar à final.

Qual a sensação de estar tão perto e poder dar aos adeptos este troféu?

— Acima de tudo começámos a habituar-nos a ganhar, este grupo tem a ambição de ganhar cada vez mais, já conquistámos dois títulos juntos, queremos conquistar o terceiro, sentimos que com a qualidade da equipa e do plantel é possível ganhar todos os títulos que disputamos. Por isso, é começar já com a Taça da Liga e reforçar a confiança para o resto da época.

Que mensagem gostaria de enviar aos adeptos?

— Que estejam presentes. O Benfica é gigante, tenho a certeza de que os jogos em Leiria terão muitos adeptos nossos. Para nós faz toda a diferença, sentimos que jogamos sempre em casa. Tenho a certeza de que darão uma resposta muito positiva e contamos com o apoio deles.

— Que motivação poderá a conquista do troféu dar a meio da época?

— Tirando a Supertaça do contexto, é o primeiro troféu que podemos conquistar. Já que nos custou e tivemos o mérito de chegar até esta fase, queremos conquistar, porque sabemos que isso vai dar uma confiança gigante para o que falta. Estamos a competir por tudo e queremos competir por tudo, e tenho noção de que temos qualidade para ganhar todos os títulos que faltam. Não sabemos se iremos consegui-lo, mas tenho a certeza de que esta equipa irá competir até ao último segundo para conquistar a Taça da Liga e todos os títulos que faltam.