Jesus vs. CR7: o célebre minuto ‘ochenta y ocho’
Fotos Imago

Jesus vs. CR7: o célebre minuto ‘ochenta y ocho’

INTERNACIONAL01.12.202300:09

Defrontaram-se apenas por três vezes em duas décadas de carreira, mas JJ jamais esquecerá os duelos com o Real Madrid de Ronaldo, na Champions de 2016/2017… O jogador venceu sempre e soma três golos nos duelos com o treinador. Como será o quarto 'round', um escaldante Al Hilal-Al Nassr já esta sexta-feira (18 horas)?

Apesar das longas carreiras de ambos, Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo só por três vezes se defrontaram em já mais de duas décadas de permanência ao mesmo tempo no mundo do futebol. E uma delas aconteceu há apenas três meses e meio, com ambos já nos atuais clubes.

Ligados pela assumida paixão pelo Sporting, foi precisamente um duelo a envolver os leões que levou ao único cruzamento das duas carreiras até à chegada de ambos à Arábia Saudita. Aconteceu na fase de grupos da Liga dos Campeões 2016/2017, estava CR7 na sua oitava temporada no Real Madrid, encontrava-se JJ na sua segunda temporada no comando do emblema de Alvalade.

Cristiano Ronaldo e Adrien Silva no Real Madrid-Sporting da Champions 2016/17 (Imago)

As duas equipas defrontaram-se pela primeira vez na 1.ª jornada do grupo F, a 14 de setembro de 2016 no Santiago Bernabéu. E a surpresa quase aconteceu. Fruto de enorme exibição verde e branca, chegou o Sporting à vantagem ao minuto 48, por conta do golo de Bruno César. Moralizados, os leões mantiveram-se por cima do jogo, mas esperava-os um instante cruel e que tudo mudou.

Ao minuto 88, celebrizado por Jorge Jesus num vídeo que se tornou viral e no qual responde em espanhol às perguntas de um jornalista televisivo do país vizinho, o árbitro apita livre a favor do Real Madrid. Cristiano Ronaldo, já longe dos velhos tempos em que cada situação semelhante àquela resultaria em golo, avança para a marcação e, desta vez, não falhou: 1-1, com CR7 a pedir desculpa aos adeptos do seu clube do coração pela desfeita.

Mas o abandono por parte dos deuses do futebol à equipa que melhor estivera até aí, a do Sporting, não se ficou por aquele instante. Já com Jorge Jesus expulso, Álvaro Morata faria o 2-1 para os espanhóis aos 90+4’! Um balde de água fria brutal. JJ não conseguia aceitar aquele minuto «ochenta y ocho»…

O reencontro, agora em Alvalade, estava marcado para a 5.ª e penúltima jornada e… a memória que ficou voltou a ser de enorme tristeza e desilusão no lado leonino. O Real pôs-se em vantagem com golo de Varane (29’), assistido por Cristiano Ronaldo

O resultado manteve-se até perto do final quando a esperança verde renasceu por via de grande penalidade, a castigar mão na grande área de Fábio Coentrão. Adrien Silva, que já fora o melhor do Sporting no Bernabéu, avançou para a marca dos 11 metros, não tremeu e fez o 1-1.

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus em Alvalade, no final do duelo entre Sporting e Real Madrid na Champions 2016/2017 (ASF))

Mas havia novo balde de gelo à espera dos homens de Jorge Jesus: aos 87’ (quase quase aos… 88’), Benzema antecipou-se a Coates e cabeceou para o fundo das redes de Rui Patrício. Era o 2-1 final que significava o adeus dos leões à Champions. Para a última ronda do grupo F ficava a decisão com o Légia, em Varsóvia, sobre quem se apuraria para a Liga Europa, por via do terceiro lugar. Desorientados, os verdes e brancos perderam por 0-1 e ficaram de fora das provas continentais.

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo voltaram a encontrar-se a 12 de agosto do presente ano e a vitória sorriu de novo ao capitão da Seleção Nacional. O terceiro triunfo em três confrontos diretos com o carismático treinador português de 69 anos aconteceu na final da Taça dos Campeões Árabes, disputada em Riade, onde o Al Nassr derrotou o Al Hilal por 2-1 e com bis de… pois claro, CR7! 

Luís Castro e Cristiano Ronaldo fizeram a festa na final da Taça dos Campeões Árabes 2023 (Foto Al Nassr)

A estrela mundial marcou aos 74’, na altura o 1-1, já depois de Michael ter dado vantagem ao rival, aos 51’. O jogo foi para prolongamento e, aos 90+8’, novo golo do mais internacional de sempre e conquista de mais um troféu para a gigantesca coleção.

Resta saber, agora, se os pesadelos provocados por Cristiano Ronaldo a Jorge Jesus continuarão esta sexta-feira ou se terá chegado, enfim, a vez de o técnico português ter uma noite tranquila e descansada e com sonhos cor de rosa… A resposta chegará no final do quarto round deste duelo particular entre os dois e cujo início está agendado para as 18 horas de Portugal continental.