Jenni Hermoso é considerada futebolista do ano pelo ‘The Guardian’
Campeã do mundo pela seleção feminina espanhola foi destaque dentro e fora do campo
O ‘The Guardian’ escolheu Jenni Hermoso como a futebolista do ano de 2023, num ano em que venceu o Campeonato do Mundo pela seleção espanhola. A jogadora não só foi destaque dentro de campo, como também fora dele, devido à situação com o antigo presidente da federação espanhola, Luis Rubiales.
O jornal britânico justifica que esta escolha é atribuída «a um jogador que fez algo notável, seja a superar adversidades, a ajudar os outros ou a dar o exemplo desportivo agindo com uma honestidade excecional.», sendo que essa publicação inclui os acontecimentos na final do Mundial com Rubiales, descrevendo a posição da jogadora perante toda esta situação como «clara e inabalável» e «uma vencedora mais do que digna do prémio».
Por fim, acrescentaram: «Através da sua postura e ações, e também das suas colegas de equipa, ela tornou-se num símbolo da luta por justiça, igualdade e um ambiente seguro para jogadoras de futebol e mulheres em geral. De um modo geral, ela tornou-se num farol para as mulheres em Espanha que lutam contra a cultura machista.»
Hermoso é a quarta mulher a alcançar este prémio, depois de Khadija Shaw, em 2018, e Megan Rapinoe, em 2019, e no ano passado, Virginia Torrencilla.