O troféu do Mundial de Clubes esteve em Lisboa, nos escritórios d'A BOLA

Já há um clube favorito para ocupar a última vaga no Mundial de Clubes

O Alajuelense, que intentou a ação judicial contra o Club León e o Pachuca, reclama um lugar na competição

Depois do Club León ter sido excluído pela FIFA do Mundial de Clubes, por ter o mesmo proprietário que o Pachuca, já há um clube que pretende preencher a última vaga para a prova.

Na ausência de uma decisão definitiva da FIFA, há várias hipóteses, mas o Alajuelense, da Costa Rica, está determinado em conseguir o lugar. De resto, é importante lembrar que foram os costa-riquenhos que apresentaram uma ação judicial contra os clubes mexicanos, afirmando que o facto de terem o mesmo proprietário violava os regulamentos da prova.

A intervenção do Tribunal Arbitral do Desporto foi fundamental neste caso, uma vez que obrigou a FIFA a responder oficialmente antes de 2 de abril à queixa apresentada pela equipa rubro-negra, que resultou na exclusão do León.

O favorito?

A pretensão do Alajuelense - onde atua o ex-Sporting Joel Campbell - foi aceite e agora resta saber qual a equipa que substituirá o Club León no Mundial de Clubes. Tendo em conta o ranking, a primeira equipa potencialmente disponível nestes termos seria o América. No entanto, há uma regra clara: no máximo dois clubes do mesmo país, a menos que tenham conquistado o troféu continental.

Portanto, não será uma equipa mexicana a ocupar o lugar... nem uma equipa americana, uma vez que o Seattle Sounders e o Inter Miami já lá estão.

O Alajuelense é a primeira equipa não mexicana ou americana no ranking. No entanto, há uma questão que deve ser salientada. Caso seja o Alajuelense a ocupar o último lugar no Mundial de Clubes, não se pode ignorar que a FIFA continuaria a violar os seus próprios regulamentos, uma vez que continuariam a existir cinco equipas representadas da CONCACAF.

O Mundial de Clubes - que terá a participação de Benfica e FC Porto - terá lugar de 15 de junho a 13 de julho deste ano.