Israel faz sinal de meio coração e é assobiada, apesar de ter reconhecido Kosovo
Derrota em Pristina deixa israelitas a quatro pontos do segundo lugar
A seleção de Israel deu passo atrás no sonho de qualificação para o Euro-2024, na Alemanha, ao perder (0-1) na visita ao Kosovo, que a deixa a quatro pontos da Suíça (segunda classificada do Grupo I atrás da Roménia).
Milot Rashica, aos 41’, fugindo a Miguel Vítor, que jogou os 90’ no centro da defesa israelita, fez o único golo do encontro, num relvado em péssimo estado, em Pristina — o jogo só se realizou porque, depois de ter sido adiado em outubro (após o ataque do Hamas a Israel dias antes), a UEFA já não tinha datas para encontrar outra solução.
Israel joga quarta-feira com a Suíça (em casa emprestada na Hungria) o outro jogo adiado de outubro. Sábado recebe no mesmo local a Roménia e termina a qualificação na terça-feira seguinte em Andorra.
O jogo teve, inevitavelmente, cariz político, com a equipa israelita, durante o hino, a fazer um sinal de meio coração, incompleto em homenagem aos reféns capturados pelo Hamas. O público, maioritariamente muçulmano, respondeu com assobios, apesar de Israel ter reconhecido a independência do Kosovo, ao contrário do que fez a Palestina, que recebeu Slobodan Milosevic no território em plena guerra na antiga Jugoslávia.