Israel estraga a festa à Suíça e ainda sonha com o Euro-2024
Weissman marcou o golo do empate dos israelitas ao cair do pano
Uma noite inglória para a Suíça e de sobrevivência para Israel foi o que se assistiu no Pancho Aréna (Hungria), palco improvisado para o encontro em atraso da sétima jornada da fase de qualificação para o Euro-2024. Os suíços estiveram perto de confirmar a presença na Alemanha graças ao golo de Vargas, mas Israel estragou a festa helvética nos instantes finais.
O encontro foi antecedido por um minuto de silêncio em homenagem às vítimas, numa altura em que o conflito com o Hamas continua na ordem do dia.
Sem Seferovic e Miguel Vítor nos convocados de ambas as formações, foram os helvéticos desde cedo a mostrar ao que vinham, com aproximações à baliza de Omri Glazer. Aos 23 minutos, Noah Okafor atirou à barra no primeiro grande aviso e a bola até acabou por entrar, mas o lance foi anulado pelo árbitro Anthony Taylor. Pouco depois, foi Sommer que apanhou um grande susto com uma tentativa de chapéu de Turgeman que por pouco não entrava.
O 1-0 chegou ainda no final da primeira parte pelo inconformado Vargas. Aos 35 minutos, o camisola 17 atirou de cabeça sem hipóteses. Ainda antes do intervalo, teve oportunidade de bisar, mas atirou com estrondo à barra.
No segundo tempo, até foi Israel que começou melhor com um remate aos ferros de Khalaili. Aos 53 minutos, ainda se pediu penálti, mas nada foi assinalado.
O sufoco final acabou por trazer frutos a Israel, que conseguiu o golo do empate aos 88 minutos por Weissman. Ainda se discutiu um eventual fora de jogo, mas a festa helvética estava mesmo estragada.
Resta agora aos suíços redimirem-se frente ao Kosovo e à Roménia. Quanto a Israel, ainda há jogos com Roménia e Andorra nos próximos dias, com o sonho vivo de estarem na Alemanha.