Luyz Phellype, antigo ponta de lança dos leões, traça a A BOLA o perfil do avançado que o Sporting deseja. Explica as diferenças entre a liga grega e a portuguesa e comenta a saída de Coates
O Sporting continua a sua demanda por um avançado e Rúben Amorim admitiu, na conferência de imprensa após a vitória sobre o Rio Ave a abrir o campeonato, que procuram «alguém muito específico, basicamente é só um neste momento». Ioannidis é o escolhido para reforçar o ataque leonino, mas a transferência continua sem fumo branco à vista.
Ainda assim, Luiz Phellype, avançado que passou pelo Sporting, acredita que o atacante grego «pode dar certo» nos leões.
Atualmente a representar o OFI Creta, da liga grega, o avançado brasileiro defrontou várias vezes Ioannidis no decorrer do campeonato helénico. Embora admita que não tem «uma opinião totalmente formada» sobre o jogador, fez, ao nosso jornal, uma análise do perfil do ponta de lança que o Sporting quer trazer para Lisboa: «É um jogador que usa bem o corpo e sabe fazer os movimentos certos, que é algo de que o Sporting gosta. Acho que é um avançado que se pode dar bem no Sporting, se for bem trabalhado. Se perceber o que o treinador quer e conseguir corresponder, acho que pode dar certo.»
Num clube como o Sporting, onde toda a gente sabe o que tem de fazer, vai ser mais fácil de se adaptar. Acho que sim, que Ioannidis se pode destacar no campeonato português.
Vontade do avançado pode ser cartada decisiva dos leões; Leicester também leva nega do Panathinaikos e agora surge o Southampton interessado. Entusiasmo do avançado grego para com os leões é esperança verde e branca para final feliz de uma novela que já é digna de plataforma de ‘streaming’
Muito se tem discutido sobre possíveis parecenças entre Ioannidis e Gyokeres, mas Luiz Phellype mete água na fervura. «Talvez o estilo de jogo seja um pouco parecido, sim. É um avançado que tem características parecidas, mas ainda não está ao nível do Gyokeres», frisou, antes de enumerar as semelhanças: «É forte, tem bons movimentos e também finaliza muito bem, é um avançado que tem golo. São jogadores parecidos, apesar de o nível técnico não ser igual.»
O avançado de 30 anos jogou em terras lusitanas entre 2013 e 2021, período em que representou Beira-Mar, Estoril, Paços de Ferreira, Sporting e Santa Clara. Considera que a principal diferença entre o campeonato português e o grego é «a intensidade dos jogos». «A liga portuguesa é muito mais intensa. Apesar de o nível técnico ser bastante parecido, a liga portuguesa exige mais fisicamente aos jogadores», sublinha.
Não obstante, acredita que o ponta de lança do Panathinaikos pode ter sucesso a jogar em Portugal, especialmente porque o Sporting oferece as condições necessárias para que isso aconteça: «Bom, acho que isso [ter capacidade para singrar na Liga] é muito relativo. Muitas vezes, um bom jogador pode não se conseguir destacar e as coisas não correm bem por diferentes motivos, mas num clube como o Sporting, onde toda a gente sabe o que tem de fazer, vai ser mais fácil de se adaptar. Acho que sim, que Ioannidis se pode destacar no campeonato português.»
«Sporting não tem ninguém como Coates»
Partilhou balneário com Coates nas épocas em que esteve nos leões e reconhece que o Sporting perdeu um grande jogador. «Não é fácil substituir Coates, jogador como ele o Sporting não vai ter, pelo menos não tem hoje», começou por dizer. Luiz Phellype ressalva que apesar de os leões terem «outros jogadores de qualidade», o antigo capitão da equipa «vai fazer falta porque estava há muitos anos no clube, tinha uma liderança forte e o respeito de todos». Mas deixa a garantia: «Ninguém é insubstituível, pode é levar algum tempo até que o Sporting consiga alguém com as características que deseja.»
Mensagem para os adeptos
Saiu do clube na época 2020/2021, depois de ter realizado 47 jogos pela equipa A, tendo somado 17 golos e três assistências. Mesmo longe, continua a acompanhar a atualidade leonina e, como tal, deixou uma mensagem para os adeptos verdes e brancos: «Desejo boa sorte, que esta época consigam ser campeões outra vez, e sou mais um sportinguista, vou estar sempre na torcida!»
Leão espera jogo com o Ajax
Quinta-feira, dia 15, será um dia decisivo no futuro europeu do Panathinaikos. O emblema helénico vai procurar inverter, nos Países Baixos, o resultado da primeira mão com o Ajax (0-1), na 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa e Fotis Ioannidis é dado como um dos titulares nesta partida. Um momento importante que, desde logo, inviabiliza qualquer tipo de conversas entre os responsáveis gregos e os leões tendo em vista a desejada transferência do avançado para Alvalade. Porém, ao que A BOLA apurou, a intenção do Sporting passa por tentar reunir as partes após esta eliminatória europeia, de forma a tentar fechar um processo que se arrastou nos últimos meses. Apesar do interesse já formalizado do Leicester, a vontade de Ioannidis continua a ser a mudança para Alvalade.
Mais um protagonista na novela do avançado: na Grécia dizem que o Panathinaikos recusou a proposta de 27 milhões de euros do Leicester mas que o Southampton entra em cena – estará a preparar oferta acima dos 30 milhões!