Inteligência artificial elege Grimaldo como o melhor lateral da Europa
Antigo jogador do Benfica tem estado em destaque no Bayer Leverkusen
A inteligência artificial começa a entrar cada vez mais no futebol, de tal forma que até já tem o poder de eleger os melhores jogadores. Desta vez, foi Grimaldo o distinguido.
O antigo jogador do Benfica, que agora atua no Bayer Leverkusen, foi nomeado como o melhor lateral a atuar na Europa, de acordo com um estudo da Olocip, que se dedica à inteligência artificial no futebol.
O espanhol ultrapassou a concorrência de Robin Gosens (Union Berlim), Hakimi (Paris SG), Trippier (Newcastle) e Zeki Diakité (Lille) com uma pontuação geral de 7,14. De Marcos, Dimarco e Carvajal são outros laterais em destaque.
Grimaldo leva oito golos e seis assistências esta temporada, mas o que conta para este estudo é mais a qualidade das ações ofensivas e defensivas do jogador do que propriamente os números. O ex-Benfica é o segundo jogador que tem mais impacto em termos defensivos na equipa alemã.
Confira alguns dos critérios utilizados pela inteligência artificial:
Ofensivos: finalizações, remates e duelos, incluindo em lances de bola parada, bem ou mal sucedidos. Grandes penalidades.
Defensivos: Interceção, recuperação e bloqueio de bola, todos os duelos defensivos, bem e mal sucedidos, faltas defensivas, penáltis cometidos e auto-golos.
Construção de jogo: bem ou mal sucedidas e qual o tipo - (assistências, cruzamentos, passe para o espaço, mudança de flancos). Condução de bola e ações em lances de bola parada.