Inglaterra-Eslovénia, 0-0 Inglaterra não desata o nulo, mas bastou para ser líder (crónica)
Comandados de Gareth Southgate não conseguiram ir além do empate sem golos contra a Eslovénia, mas esse ponto bastou para terminar no primeiro lugar do Grupo C
A Inglaterra voltou a não convencer e não foi além do nulo contra a Eslovénia, em partida a contar para a 3.ª jornada do Grupo C do Euro 2024. Ainda assim, o empate acabou por saber a vitória já que foi suficiente para os comandados de Gareth Southgate terminarem no primeiro lugar do grupo.
Uma vitória, dois empates e dois golos marcados. Foram os serviços mínimos, mas mais que suficientes para que a Inglaterra fosse líder do Grupo C. Contudo, não faltaram oportunidades para os comandados de Gareth Southgate desatarem o nulo contra a Eslovénia.
O primeiro quarto de hora foi bem disputado do ponto de vista tático. Apesar de o espetáculo não ter sido de encher o olho nesta fase, Inglaterra e Eslovénia mostraram que fizeram muito bem o trabalho de casa e iam conseguindo anular-se uma à outra. A primeira grande oportunidade só acabou por surgir à passagem dos 21 minutos.
Passe atrás de passe, os ingleses chegaram à área eslovena onde Foden, com um grande passe, serviu Saka que atirou para o fundo das redes de Oblak. No entanto, após análise do VAR, o golo acabou por ser anulado por fora de jogo de Foden no início da jogada.
Perto do fim da primeira parte, os ingleses voltaram a ter uma grande oportunidade para desfazer o nulo. Trippier cruzou para o segundo poste e, tanto Gallagher como Kane falharam os respetivos desvios. O empate sem golos prevaleceu ao intervalo.
Em cima da hora de jogo, os ingleses voltaram a dispôr de uma boa ocasião para fazer funcionar o marcador. Na sequência de um canto, Sesko, por duas vezes, fez de defesa central e tirou a bola muito próximo da linha de golo.
Se o jogo na primeira parte foi repartido, o mesmo não se pode dizer da segunda onde a Eslovénia quase não saiu do seu meio campo. Ainda assim, valeu o grande trabalho da defesa de Matjaz Kek para impedir que a Inglaterra criasse perigo e, desta forma, segurar o nulo até ao final da partida.
Este resultado acabou por servir aos interesses dos ingleses que, sem grandes exibições, conseguiram terminar no topo do Grupo C. Já a Eslovénia, empatou em todos os critérios com a Dinamarca e terminou na terceira posição. Foi preciso recorrer a um cartão amarelo mostrado ao diretor técnico da Eslovénia para se encontrar o segundo classificado que, neste caso, é a Dinamarca.