24 junho 2024, 15:29
Shearer e Lineker voltam a 'atacar' após reação de Kane
Antigos internacionais por Inglaterra têm tecido críticas à seleção dos três leões
Ingleses pretendem garantir o primeiro lugar do grupo, mas os eslovenos podem avançar para a fase a eliminar pela primeira vez na segunda presença em fases finais de um Europeu...
Ainda sem perder nesta fase final do Euro 2024, mas também sem ganhar, a Eslovénia defronta a Inglaterra para a terceira e penúltima jornada da fase de grupos.
O jogo decorre em Colónia, a partir das 20 horas, no RheinEnergieStadion, que tem capacidade para 43 mil pessoas, ao mesmo tempo do outro encontro do grupo C… entre a Dinamarca e a Sérvia.
Um empate entre os sérvios e os dinamarqueses era algo que beneficiaria ambas as equipas, apesar dos eslovenos não poderem perder para seguirem em frente.
Relativamente ao confronto direto entre estas duas seleções, os ingleses ganharam cinco dos seis duelos, quatro deles em jogos oficiais (e um deles no Mundial 2010), e nunca perderam.
O único encontro que não venceram foi durante a fase de qualificação para o Mundial 2018, que terminou num empate a zero.
Com o apuramento para os oitavos de final garantido, embora isso ainda possa acontecer como primeiro, segundo ou terceiro classificado, o objetivo passa por vencer para continuar no topo do grupo, sem ter de depender de terceiros.
Um empate com a Eslovénia é suficiente para conseguir ficar nos dois primeiros, sendo que se os dinamarqueses não ganharem à Sérvia, então o primeiro lugar continua a ser dos ingleses.
Até agora, a equipa orientada por Gareth Southgate não tem impressionado, apesar de ter vencido pela margem mínima a Sérvia (1-0) e empatado a uma bola com a Dinamarca (num jogo em que Hjulmand se estreou a marcar pela sua seleção), e foram várias as críticas aos jogadores e à equipa técnica.
24 junho 2024, 15:29
Antigos internacionais por Inglaterra têm tecido críticas à seleção dos três leões
Mesmo assim, continuam a ser um dos favoritos a vencer toda a competição e se acabarem mesmo por terminar no primeiro lugar, evitam encontrar a Espanha, Alemanha e Portugal, outros três candidatos, pelo menos até à final do torneio.
Depois de ter repetido o onze nas duas primeiras jornadas, é provável que o selecionador não o volte a fazer, dado que Trippier saiu com queixas físicas na última partida e deve ser substituído na ala esquerda. O jogador do Newcastle regressou aos treinos esta segunda-feira, tal como Luke Shaw, que ainda não somou qualquer minuto, mas os dois devem ficar no banco de suplentes.
Apenas Gallagher levou um cartão amarelo, até agora, pelo que só ele está em risco de falhar o primeiro jogo da fase a eliminar e Southgate não deve arriscar a sua titularidade, apesar de entrado na segunda parte de ambos os encontros por Alexander-Arnold, que não tem convencido no meio-campo.
Onze provável: Jordan Pickford, Joe Gomez, Marc Guéhi, John Stones, Kyle Walker, Declan Rice, Trent Alexander-Arnold, Jude Bellingham, Phil Foden, Bukayo Saka e Harry Kane (C)
Em dúvida: Luke Shaw e Kieran Trippier
A figura: Harry Kane
Foi o autor do golo da Inglaterra frente à Dinamarca, ultrapassando, inclusive, Wayne Rooney como o melhor marcador inglês de sempre em fases finais de grandes competições. Apesar de ter ficado em branco na vitória à Sérvia, foi importante para a conquista dos quatro pontos e pode sê-lo novamente, esta terça-feira.
O que disse Gareth Southgate: «Os resultados puseram-nos, basicamente, já na próxima ronda e agora queremos ser os primeiros do grupo. O ambiente é muito bom. Sabemos do mundo em que vivemos, vai sempre haver barulho externo, mas não nos deve afetar. O que interessa é internamente. Eu não acho que as exibições nestes dois jogos têm refletido a forma como jogámos nestes últimos anos. Temos tido um pequeno período aqui em que não estamos a funcionar ao nível que queremos.»
Com apenas uma presença numa fase final de um Europeu, o de 2000, a Eslovénia continua à procura da sua primeira vitória, que esteve muito perto de acontecer nesta segunda jornada, mas um golo de cabeça de Luka Jovic, ao cair do pano, estragou a festa dos adeptos eslovenos.
20 junho 2024, 19:44
Ex-Benfica foi herói ao garantir, nos descontos, o empate da seleção sérvia contra a Eslovénia
Com três pontos, uma qualificação para os oitavos de final estaria matematicamente garantida, ultrapassando até o seu adversário desta terça-feira na tabela classificativa, sendo que o primeiro lugar até pode ser seu caso a Dinamarca não vença os sérvios.
Um ponto também pode servir às aspirações de Matjaz Keke. Nessa situação, os eslovenos passariam como um dos melhores terceiros lugares, até dado que teriam uma melhor diferença de golos do que a Hungria, terceira classificada do Grupo A.
23 junho 2024, 22:00
A Escócia teve mais bola, mas pagou o excesso de cautelas com uma derrota que chegou aos 90+10 minutos num contra-ataque em que Roland Sallai acelerou e fez passe de morte para o herói do jogo, Kevin Csoboth
Na primeira jornada também empataram a uma bola, mas desta vez contra a seleção dinamarquesa, onde se encontraram em desvantagem no marcador e conseguiram somar um ponto perto do fim.
Curiosamente, em 2000, a seleção da Eslovénia também empatou dois dos três jogos (Jugoslávia e Noruega), tendo perdido apenas com a Espanha (2-1) e acabando eliminada, precisamente, como última do grupo… C.
Onze provável: Oblak (C), Karnicnik, Drkusic, Bijol, Janza, Mlakar, Elsnik, Cerin, Stojanovic, Sporar e Sesko
Em dúvida: Sesko
A figura: Jan Oblak
O guarda-redes somou, este mês, os seus primeiros minutos numa fase final de um Europeu e, para já, conseguiu segurar dois pontos muito importantes. Por pouco que não conseguiu ajudar a Eslovénia a conseguir a primeira vitória, mas impediu a Sérvia e a Dinamarca de o fazerem. O ex-Benfica vai, com certeza, ser novamente importante num duelo muito complicado com a Inglaterra, que pode acabar por ser histórico para os eslovenos.
O que disse Matjaz Kek: «Vamos jogar contra um dos favoritos, se não o favorito, do torneio. Respeitamos muito a Inglaterra e sabemos as suas forças. O jogo de amanhã vai ser uma final deste grupo. Ainda somos donos do nosso destino. Vamos tentar neutralizar a Inglaterra, mas também temos a qualidade de marcar um golo. Não interessa quem defrontas, a Inglaterra ou Malta, tens de ser corajoso. Esta geração da Eslovénia merece algo.»