Infantino justifica Mundial 2030 em três continentes: «Tinha de ser algo especial»
Gianni Infantino no 78.º congresso da Conmebol, no Paraguai (Nina Osorio/EPA)

Infantino justifica Mundial 2030 em três continentes: «Tinha de ser algo especial»

INTERNACIONAL11.04.202421:05

Presidente da FIFA recordou o momento em que decidiram colocar o jogo de inauguração no Uruguai, onde tudo começou

Gianni Infantino voltou a falar sobre o Mundial 2030, que vai ser realizado (de forma conjunta) em Portugal, Espanha e Marrocos, e justificou a decisão em ter o jogo de inauguração no Uruguai, onde decorreu o primeiro mundial de sempre (1930):

«O Mundial 2030 vai ser algo especial, algo único, vai ser o Mundial centenário, vai ser o Mundial que realmente vai unir o mundo. Quando começámos a falar sobre 2030, era claro para mim que tínhamos de pensar em algo especial, porque temos de recordar a história, a lenda do futebol», disse, no 78.º congresso da Conmebol, realizado no Paraguai.

Nunca um Campeonato do Mundo tinha sido jogado em dois continentes diferentes, mas, com esta decisão, vão ser três a receber jogos desta edição (Europa, África e América do Sul): «Quero agradecer a todos por esta visão e decisão, ser disruptivos e fazer as coisas de forma diferente, de unir o mundo, que precisa desta união. De pensar em como se deve celebrar os 100 anos do mundial da América do Sul e no mundo inteiro. Não há nada melhor para unir as pessoas do que futebol», finalizou, o presidente da FIFA.