Incrível: Frankfurt pode precisar de perder para ir à Liga dos Campeões

Incrível: Frankfurt pode precisar de perder para ir à Liga dos Campeões

INTERNACIONAL08.05.202417:54

Cenário possível caso o Dortmund vença a final e termine em quinto lugar na Bundesliga

A próxima edição da Liga dos Campeões pode contar com seis equipas alemãs caso o Dortmund, primeiro finalista da competição esta época, levante o troféu dia 1 de junho. A equipa mais interessada nesta vitória será o Frankfurt, que ocupa atualmente o sexto lugar da Bundesliga e pode vir a disputar a Liga dos Campeões com estas circunstâncias. No entanto, para que isso aconteça, o Frankfurt até poderá ter que... perder um jogo na liga alemã. Como pode este cenário ser possível? Passamos a explicar.

Novo formato da Liga dos Campeões

O formato da Liga dos Campeões vai sofrer mudanças a partir da próxima temporada, começando pelo número de equipas que participam. Se até este ano disputavam o título 32 equipas, a partir de 2024/2025 este número sobe para 36. As quatro vagas adicionais serão ocupadas segundo diferentes critérios, sendo um dos quais o chamado European Performance Spots, vagas relativas ao desempenho europeu.

Muito sucintamente, este critério garante duas vagas às duas associações (ligas) cujos clubes tiverem melhor desempenho europeu nas provas europeias da época anterior. Ora, esta temporada, essas duas vagas já foram atríbuidas à Bundesliga e à Serie A, o que significa que, garantidamente, Alemanha e Itália terão cinco equipas na próxima Liga dos Campeões em vez das habituais quatro.

Frankfurt a torcer por vitória do Dortmund

Ao dia de hoje, o Dortmund é quinto classificado da Bundesliga, com 60 pontos, atrás de Bayer Leverkusen, Bayern Munique, Estugarda e Leipzig. Tendo em conta o critério explicado no parágrafo anterior, embora o Dortmund, em circunstâncias normais, não conseguisse garantir futebol de Liga dos Campeões em 2024/2025, graças ao novo critério de qualificação, já tem esse lugar garantido se terminar no quinto lugar. E é aqui que a situação se torna curiosa.

Se o Dortmund vencer a final da Liga dos Campeões qualifica-se para a próxima edição da prova milionária com a vaga que é atribuída ao campeão, o que significa que a vaga que lhe seria atribuída com o novo critério, por estar em quinto lugar na Bundesliga, passaria para o clube que aparece a seguir na tabela classificativa da Bundesliga que, neste caso, seria o Frankfurt, que ocupa a sexta posição com 45 pontos.

É desta forma que a próxima edição da Liga dos Campeões poderá contar com seis equipas alemãs: quatro vagas para as equipas que ocupam as quatro primeiras posições da Bundesliga (como é habitual), uma vaga para o vencedor da Liga dos Campeões (caso o Dortmund ganhe) e uma vaga para o quinto lugar (atribuída pelo novo critério) que, por estar ocupado pelo eventual vencedor da liga milionária, passaria para o sexto lugar da liga alemã.

Por que é que o Frankfurt tem de perder

Este cenário de seis equipas alemãs na próxima Liga dos Campeões não será possível se o Bayern se qualificar e vencer a final, pois já tem a qualificação garantida através da Bundesliga. Quando o vencedor da Liga dos Campeões já se qualificou através do campeonato, a vaga extra é atribuída a um campeão de uma liga menor europeia que não tenha acesso direto à fase de grupos da prova.

Da mesma forma, se o Dortmund subir para os quatro lugares cimeiros na tabela classificativa da Bundesliga terá o apuramento garantido pela Bundesliga, o que significa que, se vencer a Liga dos Campeões e acabar pelo menos em quarto lugar na liga alemã, a vaga extra seria novamente atribuída a um campeão de uma liga menor europeia. Os adeptos do Frankfurt estarão a torcer por uma vitória do Dortmund na final da Liga dos Campeões e a torcer para que os amarelos e pretos permaneçam na quinta posição no campeonato.

Ora, o problema é que o Frankfurt vai jogar contra o Leipzig na 34.ª jornada da Bundesliga e, caso saia vitorioso do encontro, arrisca-se a que o Dortmund suba para a quarta posição. Com o Leipzig em quinto, a vaga que resulta dos European Performance Spots fica para a equipa da Red Bull, deixando o Frankfurt sem acesso à Liga dos Campeões.