Histórias das águias nos dérbis: Kokçu nunca jogou e Di María ainda não marcou
Ángel Di María, extremo do Benfica (IMAGO)

Histórias das águias nos dérbis: Kokçu nunca jogou e Di María ainda não marcou

NACIONAL28.02.202409:00

Sabia que há oito águias que nunca jogaram contra o Sporting? Que Bah estreou-se com um autogolo? E ainda há Trubin, João Neves...; saiba mais dos bastidores do Sporting-Benfica de quinta-feira, nas meias-finais da Taça de Portugal

Benfica e Sporting jogam esta quinta-feira o clássico 320, desta vez em Alvalade, em desafio da 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Será o 152.º confronto entre os dois clubes com palco em casa do Sporting, que ali venceu 73 jogos e o Benfica 46.

Roger Schmidt lidera a equipa dos encarnados e tem-se saído bem nestes duelos — venceu os três jogos realizados esta época contra os grandes rivais: dois ao FC Porto e um ao Sporting. Mas também é interessante conhecer um pouco da história do plantel nestes desafios, agora olhando especificamente frente ao Sporting. Há pormenores curiosos.

Schmidt pode igualar Jesus

26 fevereiro 2024, 21:14

Schmidt pode igualar Jesus

Português foi o último a ganhar quatro clássicos pelo Benfica na mesma época, há 10 anos; Recorde de Jimmy Hagan ao alcance do técnico germânico

Tendo em conta apenas as carreiras enquanto seniores, desde logo salta à vista o facto de existirem oito jogadores do Benfica que ainda nunca jogaram contra os leões, embora alguns deles já os tenham defrontado na condição de suplentes não utilizados.

Potenciais estreantes

Samuel Soares, Bernat, Álvaro Carreras, Tiago Gouveia, Gianluca Prestianni, Rollheiser, Marcos Leonardo e Kokçu nunca encontraram pela frente o Sporting e o momento coloca foco especialmente em Kokçu, médio internacional turco que fez um grande último desafio, no 4-0 ao Portimonense, a jogar na posição 10. Kokçu falhou o 2-1 no duelo com os verde e brancos, de novembro de 2023, porque recuperava de uma fascite plantar (género de inflamação) no pé direito.

Neste domínio dos estreantes, o central Tomás Araújo já jogou duas vezes (empate e derrota) contra o Sporting, mas pelo Gil Vicente, onde jogou na época passada por empréstimo das águias. Foi suplente não utilizado no Benfica-Sporting de novembro de 2023.

Passando à frente os jogadores ainda sem confrontos, vejamos, setor a setor, que memórias têm as águias destes clássicos.

Baliza

O jovem André Gomes, de 19 anos, é o terceiro na hierarquia dos guarda-redes. O número 1 é Trubin, que, em época de estreia pelas águias jogou apenas uma vez contra o Sporting. Na vitória por 2-1 de novembro do ano passado, na jornada 11 deste campeonato, o Benfica perdia por 0-1 quando o guarda-redes subiu à área do leão num livre cobrado por Bah, aos 90+3’. Desse lance resultou um canto e desse canto um golo de João Neves. Tengstedt marcou a seguir e os encarnados venceram o jogo com final de loucos.

Defesa

Alexander Bah jogou duas vezes frente aos leões (em janeiro e maio do ano passado), nas duas empatou e ambas por 2-2. No jogo de janeiro, o lateral dinamarquês marcou na própria baliza o primeiro golo do jogo.

António Silva fez três jogos contra os leões e não perdeu nenhum — dois empates e uma vitória, sendo que foi sempre titular e cumpriu a totalidade dos minutos de jogo. Otamendi já chegou à Luz com ecos do Dragão. Pelo FC Porto, o central argentino esteve em oito clássicos com o Sporting, venceu quatro e empatou quatro; nos sete que fez de águia ao peito, soma três vitórias, dois empates e duas derrotas. Sabem o que é curioso? Apesar do estilo impetuoso, Otamendi nunca viu um cartão amarelo ou um cartão vermelho nos confrontos com o Sporting.

Morato já esteve em quatro jogos como suplente não utilizado e jogou sete minutos no 1-2 de janeiro de 2022 para a Taça da Liga, e 90’ no 2-1 de novembro do ano passado. Neste último desafio foi lateral-esquerdo e foi a partir daqui que ele começou a ser encarado como opção para lateral de forma continuada.

Meio-campo e ataque

Comecemos por Florentino. O médio defensivo, formado nas águias, enquanto sénior, nunca perdeu com o Sporting: tem três vitórias e dois empates. Foi titular no último confronto, o 2-1 da Luz, em dezembro passado, mas o Benfica estava a perder e ele saiu aos 64’ para entrar Arthur Cabral — o ponta de lança brasileiro, contratado esta época, teve aqui o primeiro e único jogo com os leões.

Outro que nunca saiu de campo derrotado pelo Sporting é Fredrik Aursnes, que soma neste particular dois empates e uma vitória e até já marcou um golo: no 2-2 de maio de 2023. Já João Mário tem uma história maior com o Sporting (onde já jogou) — defrontou-o sete vezes, seis pelo Benfica (duas vitórias, dois empates e duas derrotas) e uma pelo V. Setúbal (empate); nunca lhe marcou um golo.

Tengstedt, agora em dúvida para o jogo, marcou na única vez em que defrontou os leões

O outro João do Benfica, João Neves, tem nestes duelos alguns dos momentos mais brilhantes da ainda curta carreira — com ainda 18 anos, foi titular, jogo os 90’ e marcou aos 90+4’ o golo do empate 2-2 em Alvalade, em maio de 2023; já com 19, foi titular, jogou os 90’ e marcou o golo do empate aos 90+4’ do que seria a vitória por 2-1, na Luz, em novembro. Neste jogo da Luz, o golo da vitória foi apontado por Tengstedt, aos 90+8’, avançado dinamarquês em dúvida para o jogo de quinta-feira, mas que tem boa recordação do único jogo contra o rival. O brasileiro Neres já fez quatro e também nunca foi derrotado, empatou dois com a camisola do Benfica e venceu dois pelo Ajax, na Champions, até com um golo marcado ao Sporting de Rúben Amorim, em 2021.

Finalmente, para fechar este quadro em grande, Ángel Di María e Rafa Silva.

O argentino, entre esta e a anterior passagem pelo Benfica, soma 12 jogos contra o Sporting (dois pelos italianos da Juventus) . Venceu cinco, empatou cinco e perdeu apenas dois. Não perdeu nenhum dos últimos sete confrontos, mas tem contas a saldar: nunca marcou ao Sporting.

Rafa, rei dos goleadores nas águias (17) e das assistências (14), fez oito jogos pelo SC Braga contra o Sporting — seis derrotas, uma vitória, dois golos — e 17 pelo Benfica — oito vitórias, três derrotas, três golos. Ficou em branco nos últimos sete clássicos.

O surpreendente recorde de Rafa na Europa

27 fevereiro 2024, 08:00

O surpreendente recorde de Rafa na Europa

Ninguém tem tantos golos (17) e tantas assistências em simultâneo (14) como o avançado do Benfica; cenário de adeus no final da época preocupa mais