História feita e apuramento no bolso: o jogo perfeito de Jorge Jesus
Al Hilal tornou-se o clube com mais vitórias consecutivas na história do futebol, no dia em que carimbou a passagem para as meias-finais da Liga dos Campeões Asiática
Jorge Jesus escreveu o seu nome no livro do Guinness! O treinador português, ao leme do Al Hilal, chegou às 28 vitórias consecutivas, tornando o clube saudita no recordista de vitórias seguidas em toda a história do futebol. Para trás ficou a marca dos galeses dos The New Saints, que venceram 27 jogos seguidos em 2016.
Contudo, é preciso dizer que a 28.ª não foi fácil de conquistar. O Al Hilal visitou, esta terça-feira, o Al Ittihad em partida a contar para a segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões Asiática. Os comandados de Jorge Jesus levavam uma vantagem de 2-0 obtida na primeira mão, mas, nesta partida, não era apenas o apuramento que estava em jogo.
Ainda que tenham sido poucas, as melhores oportunidades da primeira parte pertenceram aos homens de Marcelo Gallardo. O perigo do Al Ittihad tinha um nome: Romarinho. Logo aos 4 minutos, Fabinho descobriu o compatriota a desmarcar-se na área visitante, mas valeu a atenção do guarda-redes Al Owais para agarrar a bola. O avançado brasileiro estava endiabrado e voltou a ameaçar, aos 16 minutos, com um remate que embateu no poste da baliza do Al Hilal. O nulo prevaleceu ao intervalo.
A segunda parte abriu com novas ameaças à baliza do Al Hilal. Valeu a Jorge Jesus o jogo inspirado do seu guarda-redes, que, por duas vezes, impediu o golo dos anfitriões, primeiro a remate de Al Sahafi (47’) e, quase em sequência, a travar o tiro do meio da rua de Ahmed Al Ghamdi (53’).
Foi preciso esperar até à hora de jogo para se verem golos na partida. No dia em que completou 400 jogos ao serviço do Al Hilal, o lateral saudita Al Shahrani não podia ter pedido forma melhor de celebrar e abriu o marcador à passagem do minuto 61 depois de um passe de Savic.
O apuramento dificilmente fugiria ao Al Hilal, mas, por via das dúvidas, Hamdallah, avançado do Al Ittihad, resolveu dar uma ajuda. Já de cabeça perdida, quando decorria o minuto 88, o marroquino envolveu-se numa confusão com Koulibaly e precisou de ser separado pelos companheiros de equipa. Não satisfeito, voltou a pegar-se com um jogador do Al Hilal, desta vez com Salem Al Dawsari e acabou mesmo por ver o cartão vermelho direto.
Com as meias-finais no bolso, mais um golo era tudo o que se pedia para confirmar, de uma vez por todas, o recorde de Jorge Jesus. Dito e feito. Mitrovic descobriu Malcom a desmarcar-se entre os defesas do Al Ittihad, serviu o brasileiro e, aos 90+5’, o ex-Barcelona fechou o resultado em 2-0.
Celebração em dose dupla para Jorge Jesus! O apuramento para as semi-finais estava garantido e a história estava feita: com 28 vitórias, o Al Hilal é o clube com mais triunfos consecutivos na história do futebol, ultrapassando as 27 do The New Saints, do País de Gales.