A BOLA NO EURO 2024 Harry Kane: «Claro que trocava todos os troféus individuais pelo Euro»
Avançado inglês já perdeu cinco finais, incluindo duas europeias (Liga dos Campeões e Euro 2020), e quer ganhar o seu primeiro título coletivo
Harry Kane foi o jogador eleito a participar na conferência de imprensa de antevisão à final do Euro 2024, entre a Espanha e a Inglaterra, que vai decorrer este domingo, em Berlim, a partir das 20 horas.
O avançado inglês já perdeu cinco finais, tanto a nível de clube como de seleção, e espera que esta termine com a sua maldição: «Claro que trocava os troféus individuais todos pelo euro. Não é segredo que não ganhei nenhum troféu coletivo. Cada ano que passa estou mais motivado para alterar isso, e agora tenho a oportunidade de conquistar um dos maiores troféus que existem e fazer história pelo meu país. Estou determinado a fazer desta noite especial.»
Uma dessa finais perdidas aconteceu há três anos para o Euro 2020, com a Itália, em Wembley, uma lembrança negativa, mas que demonstra a atitude dos seus colegas de equipa: «Mostra incrível consistência, acima de tudo. Muito de nós, após essa final, estávamos de coração partido. É uma longa jornada para voltar a este palco. O mérito é todo dos rapazes. Mostra a mentalidade desta equipa. Estamos contentes por estar nesta situação, por estar de volta na final, e estamos ansiosos por fazer melhor do que na última final.»
«Significaria tudo. Seria o sentimento mais incrível para um profissional, e para os adeptos, ter esse momento histórico, seria algo muito especial. Não conseguimos antes, foi duro o último europeu, mas a equipa mostrou fome. Vamos ter agora um jogo difícil, mas preparámos bem, e tudo vai depender dos detalhes», acrescentou o avançado, que disse que a crença inglesa «cresceu ao longo do torneio».
Kane desvalorizou a luta pela Bota de Ouro, na qual tem Dani Olmo como rival, dizendo que «não é uma batalha pessoal», e deixou elogios à seleção espanhola, assumindo que foi a melhor do torneio até à final.
«A Espanha fez um torneio fantástico. Provavelmente foi a melhor equipa, em termos de consistência. Merece esse rótulo, mas é um jogo, tudo pode acontecer. Tivemos períodos difíceis, mas ultrapassámos, e isso deu-nos crença e resiliência que será importante na final», referiu o capitão inglês, que ainda falou do aniversariante espanhol, Lamine Yamal.
«Parabéns para ele. Fazer o que tem feito, com 17 anos, é um grande feito. Joga sem medo, com liberdade, e aproveita as ocasiões. Claro que é uma ameaça para nós, é uma das principais unidades da Espanha. Temos de estar preparados. Parabéns pelo que tem feito na curta carreira», concluiu.