Handel resolveu com uma solha daquelas (crónica)
Festejo do golo de Handel, frente ao Boavista. (FOTO: Vitória SC)

V.Guimarães-Boavista, 1-0 Handel resolveu com uma solha daquelas (crónica)

NACIONAL27.04.202423:31

Médio fez um grande golo para garantir os três pontos para o Vitória de Guimarães; Boavista foi pouco perigoso e só reagiu quando ficou com menos um jogador; vimaranenses ficam a dois pontos do SC Braga e esperam o resultado do FC Porto.

O pontapé no marasmo que foi o início de jogo foi por Tomás Handel que fez um golaço, logo aos 11 minutos. Na primeira jogada com princípio, meio e fim, a bola sobrou para o médio que, do meio da rua, rematou de pé direito e colocou o Vitória em vantagem no marcador. Logo a seguir, nova investida da equipa da casa, por Jota Silva, que ficou a reclamar penálti, mas Luís Godinho mandou jogar.

O V. Guimarães tomou, totalmente, as rédeas da partida e aos 22’, Jota Silva esteve perto de alargar a vantagem com um desvio ao primeiro poste, de cabeça, na sequência de um canto, mas a bola saiu ao lado. A partir da meia-hora de jogo, o Boavista teve mais a bola, mas consentida pelos conquistadores que foram gerindo.

Jorge Simão mexeu a dez minutos do intervalo, no entanto sem mexer na estrutura, à procura de algo diferente, essencialmente com Reisinho a ser o jogador a ficar mais próximo do ponta-de-lança, mas até ao descanso sem sucesso.

A segunda parte começou, exatamente, como a primeira. As equipas muito longe das áreas adversárias e um ritmo lento. Apenas aos 59 minutos houve uma tentativa de alvejar a baliza e foi por Seba Perez, de muito longe, com a bola a sair pouco ao lado. No minuto seguinte, Chidozie agarrou Jota Silva que saía rápido e levou o segundo amarelo, deixando os axadrezados reduzidos a dez jogadores.

Mais perigo, só aos 70’, com um cabeceamento de Manu Silva, na sequência de um livre lateral, com a bola a sair a raspar o poste da baliza de João Gonçalves. Com a vantagem magra, o Boavista foi acreditando e o central Sasso, numa subida esporádica ao ataque quase conseguiu o empate, aos 80 minutos. Em cima dos 90’, os visitantes ameaçaram num bom trabalho de Martim Tavares, mas o lance perdeu-se nas mãos de Bruno Varela.

O Vitória conseguiu o triunfo, pela margem mínima, e somou três pontos importantes que permitem a aproximação ao SC Braga e ao FC Porto (à condição).